Paraguai elege novo presidente

O candidato do Partido Colorado, Mario Abdo Benítez, conseguiu manter a tradição da legenda e é o novo presidente do Paraguai, apoiado pelo atual presidente, Horacio Cartes. Com 96% das urnas apuradas, ele havia obtido 46,49% dos votos, enquanto seu adversário do Partido Liberal, Efraín Alegre, que encabeça uma aliança com partidos de esquerda e de centro, está com 42,72%.

As pesquisas erraram: a diferença foi bem menor do que os 20 pontos que apareciam em todas as sondagens mais recentes. Benítez deve chegar à presidência com a promessa de continuar a atual política econômica.

Antes visto apenas como exportador de alimentos, eletrônicos falsificados e extremamente dependente de seus vizinhos maiores –Brasil e Argentina–, o Paraguai vem se destacando como um “case” de sucesso na região.

Em sua recente participação no Fórum de Davos, a primeira de um presidente paraguaio, o conservador Horacio Cartes (Partido Colorado) foi questionado sobre qual era o segredo do sucesso de seu país num momento em que a América Latina desacelera.

“Não há segredo, na última década tivemos um vento favorável [referindo-se ao boom das commodities], e o que fizemos depois foi cuidar de nossos gastos e investimentos”, afirmou em Davos.

O país cresceu entre 3% e 4% nos últimos anos, enquanto as demais economias da região ficaram na média de 2%. Para não falar da recessão de Brasil e Argentina.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui