O ano de 2020 terá mais feriados do que em 2019, quando grande parte deles caiu nos finais de semana. Mas no ano que começa agora, o calendário registra nove feriados municipais, sendo que cinco deles serão prolongados. E feriados prolongados são motivo de desgosto para os comerciantes.
O presidente da Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina, entende que há o lado bom e o lado ruim dos feriados, dependendo do tipo de atividade do comerciante. “Se o setor é de serviços, como gastronomia, lazer e entretenimento, os feriados fazem crescer o movimento. Mas para quem tem lojas de produtos, o feriado é ruim para o faturamento, uma vez que mesmo em shopping centers, o cliente está disposto a passear e as vendas são fracas ou quase inexistentes”, comento Turmina.
O presidente da ACP opina que para os comerciantes tradicionais melhorarem seu faturamento para compensar os feriados é necessário ampliar as formas de venda. “Os comerciantes cada vez mais precisam ter novas formas de vender seus produtos, como as vendas do e-commerce. Apenas com estas fontes alternativas de vendas é que o comércio pode recuperar os prejuízos dos dias com poucas vendas dos feriados”, avalia Turmina.
Feriados em 2020
01/01 – Quarta-feira (Ano Novo)
25/02 -Terça-feira (Carnaval) *Não é feriado, mas muitos fecham as portas na segunda e na terça
10/04 – Sexta-feira Santa
12/04 – Domingo de Páscoa
01/05 – Sexta-feira (Dia do Trabalho)
11/06 – Quinta-feira (Corpus Christi)
07 e 08/09 – Segunda e terça-feira (Independência do Brasil e Padroeira de Curitiba)
12/10 – Segunda-feira (Padroeira do Brasil)
02/11 – Segunda-feira (Finados)
25/12 – Sexta-feira (Natal)