Para matar a fome, Doria oferece comida de astronauta

O prefeito de São Paulo, João Doria, anunciou em vídeo que distribuirá à população pobre da cidade um composto feito de farinata – preparada a partir de alimentos próximos ao vencimento ou fora do padrão para venda. Para o tucano, trata-se de “comida de astronauta”. Para nutricionistas, de “ração”, o que desrespeita o próprio Guia Alimentar para a População Brasileira, editado em 2014 pelo governo federal.

Segundo a prefeitura, a produção e distribuição do composto, batizado de “alimento”, faz parte do projeto Alimento para Todos, que segue as normas da Política Municipal de Erradicação da Fome e de Promoção da Função Social dos Alimentos.

Em viagem à Itália, Doria defendeu a “alta qualidade” do produto, que será doado pela empresa Plataforma Sinergia. “O alimento é liofilizado, o mesmo que os astronautas consomem. O gosto é bom, eu experimentei”, disse Doria, em Milão.

A nutricionista Sophie Deram classificou como “ração” o que o prefeito pretende oferecer à população carente. “Todos nós, e crianças ainda mais, precisam de comida de verdade e não ração. Com tudo que temos de ciência hoje, ‘ração’ é uma ameaça à nossa saúde pública”, disse Sophie.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui