Para derrotar o PT era preciso ir tão longe?

(por Ruth Bolognese) – “Primeiro a gente derrota o PT e depois vamos pensar no que fazer”, dizia a bela senhora da elite curitibana ao justificar o voto em Jair Bolsonaro na fila da votação. Resumia, com vivacidade e segurança, o pensamento do eleitor brasileiro esclarecido, aquele que conhece a insensatez do fenômeno em que se transformou o capitão reformado do Exército nestas eleições, mas, mesmo assim, viu nele a única saída.

O único problema da elegante senhora curitibana é que voto cai na urna e não é retornável. Derrotar o PT era uma questão de honra? Ok. A onda conservadora poderia ser plenamente compreendida se elegesse um Geraldo Alckmin, ou mesmo o Henrique Meirelles, com sua dicção de executivo do banco de Boston. Estaria dentro do script da nossa história de altos e baixos em busca da democracia mais plena ou menos plena. Ou, vá lá, depois do social, vamos optar por esse tal de neo-liberalismo e pronto.

O que ocorreu no país desde este domingo (7) não teve nada de mudar o rumo para, no final, continuar mais ou menos como estava. Voltar aos tempos do FHC e das privatizações a qualquer custo. Ou dar uma lição a “estes petistas” de como os brasileiros renegam a corrupção, os erros na economia, os malfeitos.

O que houve foi uma opção meio desesperada pelo caminho mais obscuro, vindo de gente que lutou pela democracia, com vocação para a tolerância e o pensamento democrático. E é isso o mais assustador. A senhora curitibana, certamente, não deseja viver numa sociedade onde as mulheres são colocadas em segundo plano, onde se espanca pessoas pela opção sexual, ou se prega o armamento da população como forma de reduzir a violência. Mas teve a coragem de dar seu voto para um candidato a presidente que prega tais barbaridades.

O custo de derrotar o PT não pode ser o caminho para o abismo. E a grande questão é justamente essa: qual é o preço que a sociedade brasileira, a elite esclarecida, os estudantes, os professores, os intelectuais, os produtores e os industriais estão dispostos a pagar para varrer o PT do Brasil? Se for o abismo, então não há nada mais a debater. Que venham as burcas e as barbas dos talibãs.

14 COMENTÁRIOS

  1. Se a ideia era varrer o PT do mapa então o plano já fracassou. Mesmo que perca as eleições presidenciais o PT já garantiu a liderança da oposição pois elegeu a maior bancada na Câmara.
    Haverá um chamamento ao diálogo entre os que defendem a democracia. Espero que consiga um acordo que nos afaste do abismo que nos faria retroceder 60 anos.

  2. Achei uma colocação meio exagerada. Mas concordo na maioria dos pontos. Só acho que a culpa por essa situação é do próprio Partido dos Trabalhadores, que sempre pregou a ordem a e honestidade acima de tudo e fez (boa parte de seus integrantes), o contrário.

  3. Os muitos anos de de convívio com comunistas lhe turvou as vistas e confundiu seriamente sua percepção mental acerca da realidade dos fatos. É natural consequência neste caso. Bolsonaro é vontade do povo como antídoto á maior chaga que infestou esta nação e que será providencialmente varrida para o quinto dos infernos. Isso se o diabo aceitar esta coisa lá. Mas para sua trupe, ainda restarão 4 MARAVILHOSOS DESTINOS: China, Coréia do Norte, Cuba ou Venezuela, onde poderá bem APROVEITARÁ a vida. Que tal?!

  4. D Ruth não sei se a Sra. Lê quem comenta seus textos. Eu não sei se leria. Mas com todo o respeito quero fazer uns reparos no que foi escrito.

    Chamar este tipo de eleitor de brasileiro esclarecido é de uma autoindulgência lamentável para alguém da sua idade, desculpe dizer. Imagino que com o tempo a gente se de o direito de falar com as palavras claras.

    Este eleitor é tudo, menos esclarecido. Se fosse mesmo, leria mais a imprensa estrangeira e como ela observa o que acontece no Brasil e que ela vê tudo com os olhos de muita preocupação.

    Este eleitor em português claro é aquela pessoa na sua grande maioria composto por pessoas de bens. De muitos bens. Que gosta de sonegar imposto, brigar e bater em mulher por dinheiro e pagar salario barato e reclamar de tudo que não seja a seu favor.

    E não se preocupe, embora pareça, isso não é uma descrição do “paranaense médio”.

    É uma espécie de gente que se espalhou pelo Brasil todo alimentada por uma imprensa cabotina, o ContraPonto em muitíssimos episódios incluído, que fritou seu espirito critico e o deixou embriagado e num verdadeiro vício da imprensa de esgoto, capitaneada pela globo e seguida em todo canto. Aqui inclusive.

    O verdadeiro pulo do gato nesta eleição, foi do povo que mamou na lava jato e transformou a luta contra o PT num emprego. Basta olhar a bancada de dep. federais de SP e entender isso.

    Ser contra o PT dá voto pois tem gente “esclarecida” que só quer saber disso e a Sra. viu na prática a materialização do trabalho feito pelo consórcio mídia-judiciário onde o Paraná é o comandante supremo.

    Pra ver como vocês trabalharam bem, e pra colocar a Sra. em sintonia com os novos tempos que virão, aconselho ver o Ninho da Serpente, que ontem estava passando no Tele Cine, talvez não por coincidência.

    E a Sra.? Vai vir votar no 2º turno contra o terrorista ou vai justificar?

    Pergunta valida pro editor do ContraPonto também. Pra ele se ele vai anular.

    E aconselho a ler os comentários aqui pra entender o que voces soltaram da coleira.

  5. Que texto ridículo. Parece que imprensa ainda não acordou. Qual foi o primeiro ato de Fernando ‘Andrade’ no segundo turno : visitar o presidiário!
    Tentar alegar discurso comportamental de um candidato para justificar falta de caráter e corrupção de outro não da neh.
    Corrupção então pode? Desde de que o candidato faça em frente as câmeras discurso pra enganar o eleitor.
    Acorda povo! Beto Richa, Requião, Dilma, Juca e afins sentiram na pele esse novo momento. Parece que a imprensa ainda vive no conto da chapeuzinho ‘veremelho’

  6. Acompanho o blog Contraponto.jor.br faz algum tempo, e sempre gostei do tom imparcial, nos trazendo a realidade de todos os lados, esquerda e direita. Porém, nota-se que este blog está indo para o mesmo caminho do blog https://www.esmaelmorais.com.br/, o qual me dá nojo. E se realmente este blog rumar para este caminho, infelizmente, não irei mais acessa-lo e compartilha-lo como sempre o fiz. É uma pena que mais um blog imparcial trilhe para o caminho do tendenciosismo e preconceito, os quais estão tomando conta da rede.

  7. Shhhhhhhhiii !!!! Acabou a farra Ruth Requião caiu e agora o Pt vai cair de forma retumbante. Esse seu discurso de burcas e talibãs não colou e não vai colar.

  8. A colaboradora do Celso, recalcada, deve ter cheirado meia, para expressar este “comentário” ou está mesmo raivosa pois como denomina-se de “serpente ruiva”, ficou preocupada de um filhote de outra serpente, uma “jararáca” ter uma votação inferior e aí lança mão de um comentário efetivamente de dor de cotovelo, rasgando sua fama de jornalist, que pode sim criticar mas a imparcialidade e os adjetivos deixe por nossa conta que sim somos os donos dos cargos que você deve ter sempre esperado obter dos vários governos.

  9. Sinto muito D. Ruth, mas seu comentário está completamente desconectado com a realidade e com a atual insatisfação da população com os políticos atuais. Queria mudança com o Alckmin ou Meirelles?

    • Mudança com um cara que mama há décadas no Congresso, aproveitando-se de toda ordem de penduricalhos? Isso é tão absurdo quanto querer mudança com o Alckimin ou o Meirelles.

      E não dá para dizer que não havia opção, isso seria uma afirmação muito desonesta, pois o João Amôedo representaria muito melhor o desejo de mudança que qualquer outra coisa. No fim, o voto no Jair Messias não é muito diferente daqueles que veem o Lula de modo messiânico. No fim, sempre optaremos por um caudilho.

  10. “Brasil, mostra tua cara! Quero ver quem pra gente ficar assim…” cantou Cazuza há 30 anos. O Brasil está mostrando sua cara. Bolsonaro, Alexandre Frota, Janaína Paschoal , um monte de delegados, coronéis, capitães e gente armada até os dentes e falando em Deus. Essa é a cara do Brasil.

  11. Ruth, vc ainda não entendeu que o PT é o abismo? Nunca é tarde para abrir os olhos. O PT se revelou uma organização criminosa lesa pátria. Só isso. A rigor da lei deve ser extinto.

  12. infelizmente temos o curral nordestino que elevou a pontuação petista, obrigando a maioria do povo brasileiro optar pelo Bolsonaro e cansado dos velhos políticos e suas dinastias. Sarney,Juca, reinício…etc

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui