O Palácio Iguaçu acaba de emitir nota confirmando a informação antecipada pelo Contraponto de que o governador Ratinho Junior indicou o coronel do Exército Rômulo Marinho Soares para assumir a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária. Segundo a nota, o militar substitui o general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, que deixa as funções no Governo do Estado para a assumir a diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional. A escolha foi anunciada nesta quinta-feira (30/05).
Ratinho Junior explica que avalizou a decisão de Carbonell de assumir a nova função e que a troca de comando não altera o trabalho que vem sendo realizado na área de segurança. O governador afirmou que a atual estrutura organizacional será mantida em todos os órgãos que compõem a pasta, apontando que o trabalho da equipe contribuiu para a redução da criminalidade no Estado.
O novo titular da Segurança Pública e Administração Penitenciária é coronel reformado do Exército e já integrava a atual equipe de governo, atuando na área de gestão e inteligência. Ele assegurou a continuidade do trabalho realizado pelo general Luiz Felipe Kraemer Carbonell.
“Recebi com orgulho o convite e vamos trabalhar seguindo as determinações do governador Ratinho Junior de reforçar o combate à criminalidade, atuando com força, planejamento e inteligência, para reduzir os índices às menores taxas possíveis”, afirmou o coronel Marinho.
Rômulo Marinho Soares é da turma de oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) de 1986. Tem mestrado em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).
Fez especialização em Gestão de Assessoramento de Grandes Comandos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (2010) e atuou nas áreas de administração e logística, educação e cultura, assistência social.
Foi coordenador das atividades do Exército relacionadas à Copa do Mundo de 2014, nas sedes Curitiba e Foz do Iguaçu, além de assessor institucional e parlamentar da 5ª Divisão de Exército, responsável pela articulação política do Exército nos estados do Paraná e Santa Catarina.
E qual o currículo dele para a área de segurança? Falam que vai dar continuidade ao trabalho do Carbonel. Qual trabalho ? Não fez nada. Não deixou um projeto, só crises e mais crises. 5 meses teremos mudanças ….