“Por via das dúvidas”, o ex-senador Osmar Dias estará em Brasília nesta terça-feira (13) para cumprir a agenda combinada na semana passada com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Até dias atrás, o partido mantinha o convite de filiação a Osmar e lhe garantia a vaga de candidato ao governo estadual, dando-lhe tempo de tevê e contribuindo com parte dos fundos partidário e eleitoral para financiar sua campanha.
“Fatos supervenientes”, porém, indicam que a mesma disposição do PSB não será mantida. Um dos fatos é a impossibilidade de Osmar Dias assumir o comando da legenda no Paraná, que continuará obediente às mãos férreas do cacique Severino Araújo, guardião da memória do fundador Miguel Arraes. Deputados estaduais que antes insistiam no convite a Osmar também passaram a mostrar receio em razão do alinhamento do candidato a forças de oposição ao grupo Beto Richa, ao qual os parlamentares pertencem.
Apesar das dúvidas em relação ao PSB, Osmar Dias manteve sua agenda de pré-campanha no interior do estado neste fim de semana. Esteve em Pato Branco e Francisco Beltrão, visitou a exposição agropecuária e se reuniu com lideranças do Sudoeste, ao mesmo tempo em que recebia acenos do MDB.