Nunca, nestes últimos oito anos, ouviu-se da parte do governo estadual um só mugido para integrar a Ferroeste à malha ferroviária da Central do Paraná, administrada sob concessão pela Rumo Logística – empresa privada que tem como seus principais acionistas grandes produtores de açúcar de São Paulo.
A Ferroeste é uma pequena ferrovia do governo paranaense, de pouco mais de 250 quilômetros, que liga Guarapuava a Cascavel – isto é, é incapaz de, por si só, cumprir a tarefa de escoar a produção agropecuária do Oeste do estado ou de abastecer a região com os insumos de que precisa, como combustíveis e fertilizantes. No fundo, liga o nada ao lugar nenhum – a menos que lhe seja possível chegar ao Porto de Paranaguá por outras vias.
A Ferroeste só tem dois caminhos (no sentido literal da palavra) para se tornar economicamente viável e realmente útil: 1) melhorar a interligação com a Central do Paraná entre Guarapuava e Ipiranga, numa extensão de 140 quilômetros, a um custo de R$ 500 milhões; e 2) sonhar com a construção de uma nova ferrovia saindo de Guarapuava e chegando ao Porto de Paranaguá, atravessando a Serra do Mar, a um custo estimado de R$ 5 bilhões.
O governo do Paraná está preferindo a segunda alternativa, mesmo sabendo que ela não é viável nem desperta interesse da iniciativa privada pelo montante de investimentos que seria necessário. Mais eficaz seria o governo estadual dividir os custos de modernização do Desvio Ribas e exigir da Rumo o direito de passagem dos trens da Ferroeste pelos trilhos da Central do Paraná.
Nesta segunda-feira, se realiza a primeira audiência pública para discutir o projeto mais caro e desnecessário. E justo no finalzinho de um governo que não pensou antes em melhorar as condições do transporte ferroviário.
Parece ter tudo de política e nada de técnico nesta proposta de construir um novo trecho ferroviário, paralelo ao que já existe.
Bah! Trens! Pra que servem?
Parabéns ótimo artigo!!!
Dois comentários :
i) O Desvio Ribas fica perto de Vila Velha, cerca de 5 km aproximadamente. O Novo trecho
Guarapuava – Ipiranga é bem diferente., Ipiranga fica as margens da BR 277 cerca de 30 km de Ponta Grossa, rumo norte ., Portanto creio que tem alguma coisa diferente nesses dois pontos.
ii) Não se pensou em licitar a Ferroeste para a RUMO ? É mais rápido o processo. Só falta melhorar o trecho Guarapuava – Inácio Martins que é o gargalo do trecho.