De jornalista José Roberto de Toledo em sua coluna de hoje no Estadão
“Sempre que o Planalto entra pesado para aprovar ou brecar uma proposta, as bancadas partidárias se dissolvem. A negociação é voto a voto, grupelho a grupelho, financiador a financiador. E, nisso, a Turma do Pudim não tem concorrência. O PT pagava mais caro e sofria muito mais para conseguir maioria. O PSDB idem. Não é à toa que o maior vencedor de ontem não foi nenhum partido ou indivíduo, mas uma massa amorfa de letrinhas intercambiáveis.Define-se pela posição geográfica, traduzida no apelido coletivo de “Centrão”. Reúne deputados que podem estar hoje em uma sigla e amanhã em outra, sem que isso faça diferença sobre como votarão ou sobre suas chances de reeleição. É dando que recebem. Estão sempre no centro, ou seja, apoiando o governo, mas ameaçando constantemente debandar se não forem recompensados.”
ARENA é um contra,…
São frutos juntos, com empregos em repartições e benesses ,…
De fato após o golpe de 64, partidos dissolvidos, um partido a favor a ARENA é um contra ,mas, aceitável o MDB, com o fim daditadura militar os partidos proliferaram sem nenhuma ideologia palpável, exceto o PDT de Brizola, com seu socialismo moreno e ênfase na educação e algum ranço antiamericano e anticapitalista. Hoje o PDT é mais um partideco que se apequenou conforme suas pseudo lideranças. Se o leitor perguntar ao seu deputado quais as premissas ideológicas básicas de seu partido , creio que 98% não saberá responder. Atualmente o PSDB, PMDB é apenas um balaio de gatos. Os menores PR, PSDC, PTB,PP, são frutos juntos com isenções da repartição e bebesses oriundas do chamado Fundo Partidário e o pior deles é o tal do Centrão, a bancada do toma lá dá cá e finalmente os partidos de esquerda capitaneados pelo PT ( organização criminosa comprovada), os comunistas de araque que vendem a alma por um cargo qualquer , gente que nunca leu e se leu não entendeu Marx e Engels, Lenin e Trótski, Rosa de Luxemburgo, Gramsci, e Max Weber. ESsa gentalha política chegou ao poder e tal como alguem que come o mel se lambuzaram todos. Todos Petistas e seus arremedos pendurados nas benesses do metacapital, enquanto os pequenos empreendedores lutam para sobreviver na selva tributária de um país que gasta perdulariamente.
Não há partidos apenas ajuntamento de pessoas que buscam o poder a qualquer preço , não há ideologias de direita, de centro ou de esquerda de forma clara e insofismavel.
Pobre Brasil que tem políticos ricos, desonestos, que vivem do compadrio e de mentir para o povo.
Uma hora, um dia, isto vai acabar. O povo está se levantando e ao mostrar sua verdadeira face os políticos falsos, apedeutas, jamais herdarão o poder em nossa ” terra Brasilis”.
E não me falem em parlamentarismo com esta caterva em Brasília.