Em pronunciamento nessa terça-feira (11), o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) demonstrou preocupação com a política econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse que o governo parece adotar a filosofia de que “gasto é vida, gasto promove o crescimento e cria emprego”.
Segundo o senador, essa política se espelha no programa New Deal, promovido pelo governo de Franklin Delano Roosevelt após a crise de 1929, para reerguer a economia a americana. Porém, afirmou Oriovisto, as verdades em economia não são absolutas e dependem das circunstâncias do momento.
“Por que a Argentina ou a Bolívia não podem hoje fazer uma política de New Deal, fazer um grande investimento em infraestrutura, fazer seus países crescerem e sair da inflação? Porque elas não têm as condições que os Estados Unidos tinham na época de Roosevelt. A Europa já devia para os Estados Unidos. Os Estados Unidos já tinham tecnologia, já tinham uma base. O dólar já era uma moeda crível. Então, eram outras condições. Ele pôde fazer isso”, afirmou.
O senador comparou o primeiro governo de Lula com o atual e destacou que, mesmo com uma taxa de juros alta na época, o país cresceu.
“Ele [Lula] teve a coragem de manter o juro alto e trazer a inflação para meta. E teve a coragem de fazer isso durante quatro ano”, disse, questionando o fato de agora Lula criticar o Banco Central pela taxa elevada de juros.
O parlamentar criticou a falta de clareza do novo arcabouço econômico do Executivo e avaliou que, pelo que foi exposto até agora, as despesas do governo serão crescentes. (Da Agência Senado; foto: Waldemir Barreto/Agência Senado).