O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) informou, em pronunciamento no plenário do Senado Federal, que preparou um pedido ao relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), senador Marcos do Val (Podemos-ES) para acabar com o orçamento secreto.
“Essa coisa de o dinheiro público ser gasto sem que ninguém saiba no que vai ser gasto, por que vai ser gasto, e por quem foi indicado, não existe nada mais indecente numa República do que isso”, lamentou.
Para o senador, o fim do orçamento secreto é necessário para cessar as acusações contra os políticos de estarem gastando dinheiro público de maneira secreta. Ele ressaltou que “não há independência, não há um Parlamento analisando o que é melhor para o país; há um Parlamento composto de pessoas que estarão sempre sob suspeita, enquanto existir o tal do orçamento secreto”.
Oriovisto também destacou que se for o caso de mais verbas para emendas, que elas sejam igualitárias para todos os parlamentares. “Alguma emenda parlamentar para atender algum recurso da sua cidade, por estar lá vivendo, por conhecer melhor a região, eu até defendo. São as emendas tradicionais, tanto as de bancada como as individuais, mas essa história de RP 9 [emenda de relator], isso é um escândalo, isso é indecente, isso precisa acabar. E nós temos uma oportunidade única de acabar com isso ou, se não acabar, deixar igualitário para todos. A maior homenagem que um político eleito pelo povo pode fazer a esse povo é ser transparente, é dizer a verdade. Decisões não transparentes, que buscam ocultar do povo aquilo que estamos fazendo, no meu entender, são um crime contra quem votou em nós”,completou. (Da Agência Senado; foto: Roque de Sá/ Ag. Senado).