A partir das 18 horas de hoje, no Movimento Pró Paraná (MPP), o professor Oriovisto Guimarães Guimarães fará o primeiro pronunciamento aos seus pares após a decisão de se candidatar ao Senado nas próximas eleições. O tema da palestra de Oriovisto é sobre a participação dos empresários na política, não apenas como doadores de campanhas, mas na busca pelo voto.
O fundador do Positivo está filiado ao Podemos, do senador Alvaro Dias, e tem conversado com o irmão, dele, o ex-senador Osmar Dias, candidato ao Governo pelo PDT. Oriovisto aposta num entendimento entre os dois irmãos na formação de uma chapa majoritária aqui no Paraná pelo PDT e no apoio à candidatura presidencial de Alvaro Dias.
O interesse pela candidatura de Oriovisto Guimarães, um nome completamente novo no processo politico, fez com que empresários de todas as áreas confirmassem presença na palestra de hoje. O presidente do MPP, Marcos Domakoski, fará a apresentação do convidado e em seguida Oriovisto iniciará a palestra, na Associação Comercial do Paraná.
Professor, pode começar a pensar em falar sobre questões urgentes vivas para o Paranaense: o que o senhor acha de a faixa de infraestrutura ser declarada de interesse sócio econômico e ser dispensada de licenciamento? E o que o senhor acha de nós estarmos nos debatendo no Paraná com esse tema, tendo a UFPR atuado com louvor protocolando uma contestação ao projeto? O senhor acha que a UP, Unicemp, deve ensinar seus alunos a se fazerem ouvir nas politicas publicas? ou o papel das universidades não passa por essa formação do engenheiro que queremos? esse papel fica só para a escola publica, que teoricamente tem o livre pensar como um dos objetivos da formação filosófica dos seus profissionais? O comportamento disruptivo é para todos? E o que o senhor acha de a escola publica ser tão, tão, mas tão universal que forma pessoas como FHC, mas também forma pessoas como o paranaense Blairo Maggi, relator da pec 65/2012…aprovada hoje, escondidinho, bem de quietinho la em brasiilia, enquanto o povo está distraído com a falta de alvará do mocó da PF no santa cândida? O senhor acha que Blairo Maggi acredita mesmo que o senador Acir Gurgaz entende alguma coisa de licenciamento ambiental? Ou o senhor acha que Acir foi eleito com muito dinheiro de cx 2 de um pessoal que acha que o licenciamento é dispensável e o colocou la para fazer esse papel miserável de apresentar essa emenda contraria a toda politica publica de desenvolvimento racional? E o senhor acha que o Blairo Maggi está pagando o preço por ter sido nomeado ministro da agricultura? tipo me põem lá que eu faço! O senhor pode dizer se o senhor quando empossado senador, vai agir para “inovar o ordenamento jurídico!” como fez o pessoal hoje e deu essa justificatva na aprovação da bizarra PEC…a gambiarra aprovada hoje é um golpe no pais do futuro e nós aqui ocupados com as notas com carinha de Lula , útil para quem tem terrenos vendidos por milhões na especulação imobiliária dos decretos paranaenses!