O senador paranaense Oriovisto Guimarães (Podemos) criticou nessa terça-feira (7), segundo o jornal Gazeta do Povo, a prisão do jornalista e blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, preso (e já solto) por suposto envolvimento em atos antidemocráticos. “Foi preso há pouco tempo o jornalista Oswaldo Eustáquio, que eu conheço de muitos anos. Formado em jornalismo tem mais de 10 prêmios por reportagens investigativas, todos por defesa dos direitos humanos; é conhecido no Brasil inteiro. Eu não vejo como alguém que dedicou a vida a lutar pelos direitos humanos possa estar trabalhando contra a democracia”, declarou o senador.
Oriovisto também criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes., relator do inquérito que apura os chamados atos antidemocráticos e ofensas ao STF. “Estou profundamente incomodado com algo que está acontecendo em nosso país que é esse inquérito que o STF está levando a cabo, tentando prender ou responsabilizar criminalmente aquelas pessoas que trabalham contra a democracia. Entendo como nobre o objetivo, mas é algo muito estranho”, disse. Mais tarde, acrescentou., de acordo com o jornal: “Não entendo um inquérito onde a vítima é também o investigador e também o juiz. É o que está acontecendo”.
Um dos Senadores mais lúcido, coerente e confiável
A pior coisa que esse Oriovisto fez foi entrar para a política. Perdeu o respeito que muitos tinha por ele. Lamentável.
Logo vossa excelência que foi eleito democraticamente está apoiando quem quer acabar com a democracia e transformá-la numa caserna! Ou será que não foi tão democraticamente assim…