Informações extraoficiais dizem que o encalhe do navio graneleiro Kona Traders, quando acessava o Canal da Galheta na tarde de quinta-feira (15), teria sido provocado pelo colapso dos motores da embarcação. Sem propulsão e sem controle, o navio foi empurrado pela força das marés a até cerca de 356 metros da praia, em Pontal.
As operações de desencalhe do Kona Traders foram concluídas esta madrugada, e agora se mantém fundeado na baía Paranaguá em área que não oferece perigo à navegação. Ele transporta 62 mil toneladas de fertilizantes a ser serem desembarcadas no Porto de Paranaguá.
A Capitania dos Portos do Paraná emitiu esta manhã nota oficial a respeito:
Por volta das 21h de ontem (15), reuniram-se na Capitania dos Portos do Paraná, o Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, representantes da Praticagem, da empresa de rebocadores e do navio mercante encalhado próximo a praia de Pontal do Paraná, no final da tarde de ontem. A reunião teve como objetivo definir o plano de desencalhe do navio. A Capitania informa que o término dos procedimentos ocorreu por volta das 4h da manhã de hoje (16). O navio encontra-se fundeado na Baia de Paranaguá e não oferece riscos à navegação. O navio deve passar por vistorias antes de ser liberado para novas operações. As causas do acidente serão apuradas em inquérito instaurado por esta Capitania. O prazo para conclusão do inquérito é de 90 dias.
“O encalhe do navio graneleiro Kona Traders, teria sido provocado pelo colapso dos motores da embarcação. Sem propulsão e sem controle, o navio foi empurrado pela força das marés a até cerca de 356 metros da praia.”
Ué, se estava navegando e perdeu os motores, por que não soltou a âncora, assim conseguiria parar antes de chegar tão perto da praia!