Operação Rota 66: Justiça afasta chefe do IAP em Curitiba

O chefe do escritório de Curitiba do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Lucas Umbria, foi afastado liminarmente das funções. A ordem judicial atende denúncia criminal proposta pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 1.ª Promotoria de Justiça de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, a partir do que já foi apurado pelo MPPR na Operação Rota 66, deflagrada em agosto, que investiga crimes de corrupção e concessão ilícita de alvarás para uma construtora na RMC.

A Promotoria de Justiça ofereceu a denúncia contra nove investigados. Além do chefe da regional do IAP, são requeridos o ex-prefeito de Campo Largo Afonso Guimarães (gestão 2013-2016), o filho dele, ex-deputado estadual Alexandre Guimarães (legislatura 2015-2018), o ex-secretário municipal de Obras e Urbanismo (gestão 2013-2016), um analista técnico do IAP e sua mulher e os três sócios da construtora.

O Ministério Público sustenta que os réus são responsáveis por crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e uso de documento falso. A ação penal cita ainda crimes de concessão de licença ambiental em desacordo com as normas ambientais e elaboração de relatório ambiental falso e enganoso.

A liminar, deferida nesta segunda-feira (14) pela Vara Criminal de Campo Largo, impõe “a imediata suspensão do exercício das atividades públicas do Chefe do IAP de Curitiba, com proibição de que frequente o órgão e mantenha contato com qualquer funcionário”. Foram impostas ainda medidas cautelares aos sócios da empresa Lyx Engenharia, alvo da investigação. Esta é a primeira denúncia criminal vinculada à Operação Rota 66.

A Operação apurou que licenças ambientais irregulares eram concedidas à construtora para implantação de empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida.

 

8 COMENTÁRIOS

  1. O câncer da gestão pública do Estado do Paraná chama-se IAP (Instituto de Arrecadação de Propina), onde figuram os mais corruptos servidores públicos desse estado que já foi o celeiro do Brasil e hoje figura como o Estado mais atrasado da região sul…

  2. Enquanto os homens de bem se acomodarem em suas áreas de conforto, os de má fama e mau intencionados se aproveitarão dessa inércia e ocuparão os cargos de relevância para usurpar o bem público em proveito próprio.

  3. Depois que os políticos se apossaram e lotearam os cargos de chefia do iap, virou isso aí. Mas eu não me abalo com isso porque o órgão tem bons servidores que superam esses bandidos.

  4. QUEM ATENDEU ORDEM ILEGAL TERÁ QUE RESPONDER CRIMINALMENTE. QUERO VER PAGAR BONS CRIMINALISTAS QUE SÓ PARA UM HC COBRAM MAIS DE 100MIL. TEM POTENCIAL DE COLOCAR UNS CUECAS DE SEDA EM PIRAQUARA!

  5. Não vai ficar pedra sobre pedra … um órgão que foi referência ambiental no país na década de 1980 degradou-se a ponto de só pontificar em colunas policiais … lástima para os muitos honestos e qualificados servidores que deram sua vida profissional à entidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui