Onyx deve ir para o lugar de Osmar Terra

Informa o jornal O Globo que o presidente Jair Bolsonaro deverá demitir o ministro da Cidadania, Osmar Terra, e colocar em seu lugar Onyx Lorenzoni, enfraquecido na chefia da Casa Civil. Segundo interlocutores do presidente, a mudança deve acontecer logo. Terra terá uma reunião com Bolsonaro ao meio-dia desta quarta-feira (2), segundo a agenda oficial.

A atuação do ministro da Cidadania, diz o jornal, vem sendo questionada nas últimas semanas. Ele entrou em rota de colisão com a equipe econômica desde o ano passado por divergências na formulação de mudanças no programa Bolsa Família. Principal ação da pasta, o programa tem enfrentado problemas. O Bolsa Família voltou a ter uma longa fila de espera, chegando a 500 mil famílias.

Terra também teria atritos com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Dentro do governo há quem afirme que o ministro da Cidadania teria tentado derrubar o colega para ocupar o seu lugar, uma vez que Terra também é medico. Os dois tiveram divergências principalmente em relação ao processo conduzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que liberou a venda de produtos à base de cannabis sativa. Terra tinha uma posição mais radical contra a medida, enquanto Mandetta apoiou o debate.

Deixe uma resposta