A 1ª Vara Federal de Guaíra, condenou um homem por agir como “olheiro” de grupos criminosos que atuavam no transporte de cargas ilícitas. De acordo com a denúncia, o condenado se posicionava em pontos estratégicos da rodovia BR 277, na Vila Guarani, em Guaíra (PR), e fornecia informações sobre a localização de viaturas da Polícia Rodoviária Federal a fim de evitar prisões em flagrante dos envolvidos.
Quando abordado pelos policiais, o próprio réu confessou que atuava como “olheiro” para grupos criminosos. Por se tratar de uma área próxima à fronteira, situações como esta, que tentam burlar ações da polícia, são recorrentes na região de Guaíra. “As imagens extraídas do aparelho telefônico do denunciado corroboram as demais provas produzidas, registrando, além dos postos de atuação, a instrumentalização da prática delitiva por meio da utilização de binóculo e de rádio comunicador”, salientou o juiz federal.
O réu foi condenado por participação em organização criminosa e obstrução de investigação policial. A pena foi fixada em cinco anos, três meses e 17 dias de reclusão em regime fechado, além do pagamento de 167 dias-multa, no valor de 1/10 do salário mínimo cada.