O ultimato do governo às universidades

A Agência Estadual de Notícias divulgou o ultimato do governo: os reitores das universidades estaduais que cumprirem a obrigação de incluir no sistema Meta4 todos os dados de suas folhas de pagamento serão responsáveis pelos “eventuais transtornos causados ao quadro funcional”. Traduzindo, isto quer dizer que os servidores não receberão os salários enquanto as instituições não enviarem os dados dos seus servidores para o sistema Meta4 (que gerencia a folha de pagamento de todos os órgãos públicos do Paraná).

Desde o ano passado as universidades estaduais vêm sendo pressionadas a abandonar seus próprios sistemas de controle da folha de pessoal e a aderir ao sistema Meta4. O governo acha que, deixando a fixação de salários, vantagens, horas extras, gratificações a cargo das próprias universidades, multiplicam-se os casos de privilégio e aumentam os gastos com as instituições de ensino superior mantidas pelo estado.

Segundo a Agência, além da determinação do Tribunal de Contas do Estado, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2018 reforça que todos os órgãos e unidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, integrantes dos orçamentos fiscal e de seguridade social, deverão se integrar aos sistemas únicos de execução orçamentária e financeira e de processamento da folha de pagamento.

Nos últimos anos, o governo estadual já emitiu diversos alertas aos reitores de cinco universidades estaduais que estão fora do Meta 4 – UEL, UEM, UEPG, Unicentro e Unioeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui