Nas eleições deste ano, pela primeira vez, o impulsionamento de posts no Facebook estará liberado durante o período de disputa.
A alteração na legislação eleitoral, aliada a dificuldade de arrecadação, deve fazer das redes sociais o principal canal de comunicação dos candidatos com eleitores em 2018.
“A publicidade na internet trabalha com valores bem mais acessíveis do que a publicidade tradicional. Com investimento relativamente pequeno é possível atingir todos os municípios do Paraná. Com o fim das doações de empresas para campanhas, a tendência é que os candidatos vejam nas redes sociais o melhor custo benefício para chegar aos eleitores”, afirma o jornalista Abraão Benício, sócio da agência curitibana Bombai Comunicação.
Especializada em marketing digital, a Bombai criou um ranking com os políticos paranaenses mais influentes nas redes.
“Analisamos os principais perfis de Facebook, Instagram e Twitter dos senadores, deputados estaduais e federais, vereadores de Curitiba, governador e vice, secretários de estado e prefeitos das maiores cidades do Paraná. São 140 políticos. Como o Facebook é a rede mais usada e com maior alcance a partir dos impulsionamentos, utilizamos o número de curtidas nas páginas para criar o ranking”, explica Benício.
O levantamento foi feito entre os dias 20 e 23 de fevereiro.
O ranking completo está disponível no endereço: http://bombai.rds.land/eleicoes-2018
Nossa! mas na lista tem político influente nas mídias sociais com 0 seguidores, páginas não localizadas e etc… Como assim? Não deu pra entender. Eles não deveriam estar de fora, então? Leia-se Nelson justus e Meurer.
Vamos lá ContraPonto . Li a lista e a sensação que senti foi de imensa tristeza.
O falta de brilho e relevância do Paraná na politica nacional é o resumo desta ópera cujo libreto a agencia publicou.
O dia que o Brasil entender que rebaixar a politica a clique de mouse , e a teclado, ssó vai levar cada vez mais aos oportunistas se firmarem .
Surpreende um delaga da PF ser o mais querido? De jeito nenhum. Poucos espelham mais o Paraná moderno, que o mbl , logo quem, considera o estado mais reaça do Brasil. É um brutamontes, misógino, sem sal, oportunista, cinico e venal. E burro, o que deve aumentar ainda mais seu ibope com os seguidores pelo espelho que representa.
Esse “estudo” desta agência “especializada” é furada por um simples fato: não se mede influência apenas pelo número de seguidores. Um perfil pode ter 1 milhão de curtidas e ter menos influência ou engajamento do que um que tem apenas 50 mil. Isso é básico. O máximo que esse “estudo” pode ser é um ranking de curtidas feito para vender assessoria a valores caros. Não é a toa que o sócio citado na postagem fazia assessoria do ex-prefeito que perdeu a eleição.