Enquanto o irmão Pepe Richa continua “oculto”, a ponto de não se apresentar ao juiz Fernando Fischer que pediu seu comparecimento à 13.ª Vara Criminal de Curitiba para, pessoalmente, ser comunicado que se tornou réu na Operação Radio Patrulha, o ex-governador Beto Richa deve reaparecer nesta segunda-feira (12), depois da temporada de sumiço de atos públicos desde que perdeu a eleição para o Senado em 7 de outubro.
Richa é presidente do diretório estadual do PSDB e expediu convite para reunião que marcou para esta data para tratar de “assuntos importantes”, segundo revela a revista Época – fato, no entanto, não confirmado por fonte tucana ouvida pelo Contraponto. “Não recebi nenhum convite e não sei de nada”, foi enfática a fonte.
Membro do diretório, o informante concorda, porém, com a necessidade de um encontro urgente da cúpula tucana, ainda assustada com o desmanche do partido tanto em nível nacional quanto estadual. No Paraná, além de ver Beto Richa derrotado em sua pretensão de se eleger senador (ficou em 6.º lugar, com 3,7% dos votos), a legenda não conseguiu fazer um só deputado federal e a bancada estadual foi reduzida a apenas dois parlamentares.
Diante do quadro sombrio e dos múltiplos problemas judiciais que afligem Beto Richa, os tucanos paranaenses acreditam que seria encarada como natural sua eventual renúncia da presidência do partido para entregá-lo à direção de um grupo disposto a enfrentar o desafio da reorganização.
Entre os cogitados para assumir a liderança do processo de reorganização está o nome do prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel.
Isso cheira vingança pessoal. Espero que não seja. Mas além de ter nomeado dois membros do MP para suas secretarias, os quais todos sabem serem opostos à ideologia da situação, o Richa ainda demorou para escolher um entre os 3 mais votados na eleição de PGJ. Todos sabem que há muito o MP não se renova na alternância de administração. Porém, toda vez que alguém fala nisso, vem palestra amigável com tom de intimidação aos jornalistas. Será que só politicos saem da linha? Pq os membros do MP só são punidos administrativamente, quando são?? Alguém já viu alguém praticar ato partidário e ser punido, mas não responder por ato de improbidade? um promotor teria coragem de processar um Procurador?? Acho que não. ., e aí que a falha do sistema torna alguns, poucos, mal intencionados, blindados. Nenhuma associação ou outro órgão tem legitimidade para busca a responsabilização. Apenas o próprio MP. Isso faz com que promotores do bem tenham que ficar subordinados à administração, oq não existe no atual sistema constitucional. Infelizmente precisamos rever esse superpoder e superprerrogativas. Nem os juizes estão livres de um inquérito civil, mas os procuradores do MP estão. Pasmem..
Só uma correção o PSDB elegeu 3 deputados, Ademar Traiano , Paulo Litro e o Caputo,
O PSDB já morreu. Só falta marcar o enterro.