O Paraná perdeu R$104,1 milhões em investimentos. E ninguém reclama.

(por Ruth Bolognese) – O Paraná foi o estado que mais perdeu no país em obras de transportes terrestres para compensar os gastos com subsídios para baratear o óleo diesel – um total de R$ 104 milhões. Só para ter ideia, o nosso vizinho, o Rio Grande do Sul, perdeu menos da metade, R$ 45 milhões.

O surpreendente de tudo isso é que nenhum politico até agora disse uma palavra sobre isso. A começar pela governadora-candidata, Cida Borghetti, que transformou os caminhoneiros em seus pupilos prediletos, preocupada que estava com cada um deles. Tanto assim que ganhou o apelido de “Sula Miranda”, a musa dos irmãos da estrada.

Dos nossos representantes políticos, nada. O ex-governador Beto Richa deve ter feito voto de silêncio, porque desapareceu na névoa do inverno. E nem os candidatos ao governo. O deputado Ratinho Jr, que correu para defender, na própria TV, as “percas” (expressão dele) do funcionalismo publico recentemente, calou-se. Seu principal adversário, Osmar Dias, calado estava e calado ficou.

E nem mesmo o senador Alvaro Dias, que vende a imagem do paranaense que finalmente pode ser presidente, não levantou a (bela) voz para lamentar o corte das verbas paranaenses. Requião, o audaz que a tudo vê e a tudo denuncia, nem tchum. A aguerrida senadora Gleisi Hoffmann, tão diligente e preocupada com o ex-presidente Lula, nem deve ter prestado atenção no assunto. E aonde foram parar nossos deputados federais?

Justiça seja feita ao menino Gustavo Fruet, que na entrevista de ontem da Gazeta do Povo – uma das melhores da série – chamou atenção para nossas perdas e o que vão atrapalhar o crescimento do estado.
E nossas entidades representativas, as federações da Agricultura e da Indústria, a Associação Comercial, até o Movimento Pró Paraná, ninguém veio a público ao menos reclamar da paulada que Temer nos deu para garantir diesel mais barato para os caminhoneiros. Nadica de nada.

O Paraná perdeu R$104,1 milhões em investimentos. E ninguém reclama.Vamos pagar o pato, o ganso, a galinha, a carne e, sem querer exagerar no tranco, o preço de muitas vidas pelo cancelamento das obras rodoviárias – contornos, duplicações, obras fundamentais para fluir o tráfego em várias cidades do Paraná. Mas este não deve ser um assunto de prioridade politica.

Para quem ainda acha que o Paraná merece, eis as obras canceladas. O detalhamento dos cortes consta da Medida Provisória (MP) 839, publicada na última quinta-feira (31), no Diário Oficial da União:
Veja quais foram as obras canceladas no Paraná:

  • Adequação de trecho rodoviário, no portal de acesso ao Parque Nacional do Iguaçu, na Fronteira Brasil/Argentina – BR-469 – R$ 43.144.733
  • Construção de contorno rodoviário – Maringá/Paiçandu/Sarandi/ Marialva – BR-376 – R$ 45.410.626
  • Adequação de contorno rodoviário em Ponta Grossa – BR-376 – R$ 1.501.018
  • Adequação de travessia urbana no município de Araucária – BR-476 – R$ 8.320.500
  • Construção de contorno rodoviário em Campo Mourão, em trechos de entroncamento – BR-272 – R$ 4.274.518
  • Construção de trecho rodoviário, na ponte sobre o Rio Paraná – na BR-163 – R$ 1.501.018

1 COMENTÁRIO

  1. Que tristeza D Ruth. Nada disso na gazeta. Parabéns ao jornalismo “investigativo” praticado no Paraná que mais serve pra esconder que pra mostrar.

    Como a midia do Parana é a cenoura ou o chicote que move a vida politica esperava ver destaque neste tipo de assalto à infra estrutura do PR, estado tão parceiro do vampirão e da tucanagem.

    Se nao leu, D Ruth corre que da tempo mas no Intercept tem uma extensa materia sobre como o psdb lida com seus problemas eleitorais no Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui