(por Ruth Bolognese) – Já está nas mãos do Ministério Público uma série de gravações do empresário e incorporador Jorge Atherino, o Grego. Conversas com autoridades de altíssimo escalão, liberação de alvarás irregulares para condomínios residenciais e industriais, tudo foi registrado. E a pessoa que fez as gravações atende, também, pelo apelido de Mister Bean.
Para quem perdeu as primeiras edições desse Contraponto, Jorge Atherino é o amigo do governador Beto Richa que comprou uma grande área no pé da Serra do Mar, área protegida de Mata Atlântica. Um mês depois o próprio governador assinou o decreto da criação do Eixo Modal de Paranaguá. E ganha uma zorba grega quem adivinhar que a tal área está inserida no traçado do Eixo para ser utilizada, conforme o plano inicial, como estacionamento de caminhões e contêineres.
O Ministério Público do Paraná investigou o caso e descobriu mais algumas coisinhas: por exemplo, entre os sócios de Jorge Atherino pontifica uma empresa chamada BFMAR, cujas iniciais coincidem com a família Richa inteirinha – Beto, Fernanda, Marcelo, André e Rodrigo. Um inquérito para investigar favorecimento ilícito foi aberto e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), mandou prosseguir com as investigações.
As conversas gravadas vão colocar um pouquinho mais de lenha na pira ardente.