O fim de uma parte da história Paraná

O fim de uma parte da história ParanáPalácio Belvedere é um prédio histórico localizado na cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná.

Construído na Praça João Cândido (bairro São Francisco), é um prédio de patrimônio histórico do Governo do Estado, tombado em âmbito estadual desde 1966 e atual sede da Academia Paranaense de Letras.

Construído em 1915 sobre o terreno da antiga capela do Alto do São Francisco, foi idealizado e projetado pelo engenheiro e então prefeito da capital, Cândido Ferreira de Abreu, para ser um Mirante, já que o ponto era o mais alto do então centro urbanizado da cidade. Nesta função, permaneceu até 1922, quando virou sede da primeira rádio do Paraná, a Rádio Clube Paranaense. Em 1931, deixou de transmitir a rádio e transformou-se em Observatório Astronômico da antiga Faculdade de Engenharia do Paraná e por três décadas serviu para essa finalidade, até que em 1962, tornou-se sede da União Cívica Feminina Paranaense.

Projetado com linhas e influência art nouveau, em 1966 o prédio foi tombado como patrimônio histórico e artístico do Estado e nas décadas seguintes o local foi utilizado pela área de segurança e ações sociais do governo, até que em 2014 foi celebrado um acordo com a Acadêmia Paranaense de Letras e assim, a partir de 2015, o Palácio Belvedere virou sede da instituição.

(Fonte: Wikipedia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui