[…] E o Supremo, que deveria ser o fulcro da segurança constitucional, precisava abrir entre seus magistrados uma guerra pessoal, dividir-se em bandos políticos e transformar um simples e legal habeas corpus como o de Lula em uma batalha e em uma desculpa para tentar reabrir a discussão sobre a possibilidade de começar a cumprir pena depois da condenação em segunda instância? É impossível que a sociedade, também ela envenenada, não veja na manobra a mão negra para dar um golpe na Lava Jato, o ogro dos grandes corruptos que sonham “estancar a sangria”?
Este é um trecho faz parte de alentado artigo escrito pelo Juan Arias, correspondente do jornal espanhol El País. Chegado há 20 anos, Aria diz que o Brasil já não o mesmo país “que me conquistou como uma namorada com sua placidez humana, parece hoje à beira de um ataque de loucura. É como se todos tivessem combinado, ao mesmo tempo, de se odiar, confrontar, acusar e até agredir fisicamente. Parece a conjunção de um terremoto e um incêndio. Tudo treme e tudo arde, enquanto a sensatez, a reflexão, o diálogo, o respeito pela diversidade e a empatia pelas ideias alheias se escondem envergonhados.”
Vale a pena mergulhar no olhar lúcido deste estrangeiro que se abrasileirou. A íntegra do seu artigo está aqui:
O Brasil está à beira de um ataque de loucura?
É nos momentos sombrios de uma sociedade desorientada e envenenada por ódios políticos que é mais fácil se esconderem e prosperarem as forças ocultas mais perigosas e violentas
Dividir para reinar. Essa frase é antiga. Novos são os divididos e os reinantes.
Concordo com o Eduardo. Temos discurso sustentável como se tal desenvolvimento fosse possível excluindo parcela da sociedade. Hoje temos o país dividido sim, é um sonho antigo de muitos….em geral gente com papinho ADM de botequim….” Não de o peixe blá blá blá” …. Esse papo furado que não se encaixa nos confins da Paraíba ou do Maranhão… é emergente a violência onde temos a injustiça tão vigente…a desigualdade não é e nunca será sustentável, a divisão só aumenta a nossa desigualdade.
ContraPonto tem melhorado de fontes. Li o texto cedo e realmente estamos num processo muito triste de quase esgarçamento.
Parabéns à globo. à abril, fsp, bandeirantes, record, fiesp , amb. stj , stj igreja universal e assemelhados e ao Congresso Nacional.
Conseguiram a partir de 2013 derrotar um projeto de construção de um Brasil mais justo.
E tudo isso sem um tiro e sem um voto.