A OAB Paraná sediou na tarde desta quinta-feira (21) a cerimônia de transmissão do cargo de procurador-chefe da União no Estado do Paraná. O procurador Rodrigo de Souza Aguiar tomou posse em substituição ao procurador Frederico Wagner Melgaço dos Reis. A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, compôs a mesa de autoridades e fez a saudação inicial.
Marilena Winter falou da satisfação de recepcionar a solenidade na casa da advocacia, advocacia pública e privada. “Cidadania pode ser considerada uma palavra-chave, tanto na atuação da Advocacia Geral da União e da mesma forma na OAB”, disse. Ela mencionou também como pontos de convergência a luta pela criação do Tribunal Regional Federal no Paraná (TRF7), a busca do bem comum e do interesse da sociedade, a defesa intransigente das prerrogativas, e a defesa dos honorários e de sua natureza alimentar.
A presidente da OAB Paraná lembrou ser a primeira mulher a presidir a seccional e também a primeira representante da advocacia pública a assumir o cargo – Marilena é procuradora do município de Curitiba há 32 anos. “A OAB Paraná tem o maior respeito pela atuação da advocacia pública, pelas suas prerrogativas, da mesma forma que temos pela advocacia privada. Não há distinção e esse é um histórico muito caro da nossa OAB. Há muitas gestões temos advogados públicos compondo nossos quadros”, destacou.
Desafios
O novo procurador-chefe Rodrigo de Souza Aguiar falou da importante atuação da Procuradoria na representação dos interesses federais, dizendo-se ciente dos desafios. “Há espaço para evoluir. É necessário consolidar o espaço institucional da Procuradoria Geral da União através de parcerias e de confiança. É preciso olhar para dentro, saber ouvir, respeitar e se influenciar por todos os que constroem a instituição”, afirmou. (OAB-PR).