Novo pedágio: lotes 1 e 2 ainda não têm data de início das operações

As empresas que assinaram os contratos das concessões do novo pedágio, lotes 1 e 2, em rodovias paranaenses ainda não têm data para início das operações nem tabela de preços. Mas as duas concessionárias já estão trabalhando nas estruturas das praças de pedágio desde o fim do ano passado.

O prazo da concessão só passa a contar a partir da Data da Assunção, caracterizada pela assinatura do Termo de Arrolamento e Transferência de Bens, o que deve ocorrer nos próximos 30 dias. E a cobrança nas praças de pedágio já existentes nos Lotes 1 e 2 do Paraná ocorrerá após a revitalização completa, sujeita à vistoria técnica da ANTT e do DER-PR.

Assinaram os contratos: a Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., que assume o Lote 1 e gerenciará o ativo como concessionária Via Araucária, e o Consórcio Infraestrutura PR, que administrará o Lote 2 com o nome de EPR Litoral Pioneiro.

Antes do início das operações, as concessionárias poderão realizar intervenções emergenciais no pavimento para remover imperfeições, como buracos e trilhas de roda, visando à segurança dos usuários. Também será realizada a recomposição da sinalização defeituosa. Após a conclusão das obras, as empresas acionarão a Agência para a vistoria. Portanto, ainda não é possível prever o início do pagamento das tarifas, dependendo da etapa de recuperação das estruturas.

Lote 1

O primeiro lote que foi a leilão engloba 473 quilômetros das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427 que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Região Centro-Sul e Campos Gerais. A concessionária Via Araucária vai administrar os trechos após oferecer um desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro rodado.

O contrato prevê a implementação de 344 quilômetros de duplicações, 215 quilômetros de faixas adicionais, 32 quilômetros de vias marginais, 27 quilômetros de ciclovia, 63 viadutos e trincheiras, além de passarelas, passagens de faunas e outras obras.

Lote 2

O segundo trecho leiloado envolve 605 quilômetros das rodovias BR-153, BR-277 e BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 em trechos que passam por Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. A concessionária vencedora do leilão ofereceu um desconto de 0,08% em relação ao valor da tarifa de referência do edital.

O contrato de concessão inclui a duplicação de 350 quilômetros, instalação de 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias. Serão ainda 107 novos viadutos, 52 passarelas, 35 pontos de correção de traçado e oito passa-faunas.  (Foto: Roberto Dziura Jr./AEN)

 

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