Com a iminência da finalização das obras da Linha Verde, analistas políticos apontam que deve crescer o debate sobre a necessidade de construir uma ligação mais ágil entre Curitiba e São José dos Pinhais, a principal cidade da Região Metropolitana e sede do Aeroporto Internacional.
Duas ideias com algumas diferenças surgiram nos últimos dias. A deputada estadual e pré-candidata, Maria Victoria (PP), propôs, em entrevistas, a ideia de aproveitar o espaço entre as pistas da Avenida das Torres (Comendador Franco) para instalar um VLP (Veículo Leve sobre Pneus) ligando a Rodo ferroviária ao Aeroporto Afonso Pena, com ramificações na região central de Curitiba. Segundo a pré-candidata a prefeita de Curitiba, para bons projetos há recursos disponíveis em Brasília e em instituições internacionais.
A outra proposta foi anunciada pelo Governo do Estado, que contratou o BNDES e um consórcio de empresas, para analisar estudos técnicos e de viabilidade para a implantação de um sistema de VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) entre as duas cidades.
Nesse caso, o projeto pretende substituir os ônibus expressos (BRT) do Eixo Boqueirão até o Aeroporto Afonso Pena, passando pelo Terminal Central de São José dos Pinhais.