O governo do estado emitiu novo decreto (4.302/20) no início da noite de quinta-feira (19) para liberar o funcionamento de consultórios médicos, unidades hospitalares, laboratoriais e farmacêuticas instalados em shoppings centers.
Supermercados, bancos, postos de combustíveis e revendedores de gás também estão autorizados a manter as atividades em centros comerciais e galerias, assim como estabelecimentos que fornecem alimentação exclusivamente para entrega em domicílio.
O novo decreto é complementar ao que determina o fechamento, por prazo indeterminado, de shopping centers e estabelecimentos congêneres, além de academias e centros de ginástica, como forma de evitar a propagação do novo coronavírus no Paraná. O governo também recomenda o fechamento de restaurantes, bares e centros/polos gastronômicos até a meia-noite.
Segundo o chefe da Casa Civil, Guto Silva, o Estado monitora todos os dias o avanço dos casos de coronavírus e adota as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele disse que o governo adotará medidas sempre que necessárias para proteger a população paranaense e evitar a propagação do novo coronavírus.