Uma pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (25) sobre a corrida presidencial, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto na estimulada e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 36%. Em relação ao último levantamento do mesmo instituto, realizado em julho último, a vantagem de Lula sobre o atual presidente da República caiu de 11 pontos percentuais para 8.
Lula manteve o percentual, enquanto Bolsonaro ganhou 3 pontos. O ex-governador Ciro Gomes (PDT) aparece em seguida, com 9%, à frente da senadora Simone Tebet (MDB), que tem 4%. Os outros candidatos têm 1% ou menos. Brancos e nulos somam 2% e os que não sabem/não responderam, 3%.
Na espontânea, Lula aparece com 33% e Bolsonaro com 30%. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. Ciro Gomes tem 3% e Simone Tebet, 2%. Os outros aparecem com menos de 1%, enquanto brancos e nulos somam 7% e os que não sabem/não responderam, 24%.
A pesquisa ouviu 1.500 pessoas por telefone de19 a 24 de agosto e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02405/2022. (De O Antagonista).