Nova pesquisa indica que Lula vence no primeiro turno a eleição de presidente

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de voto, um ponto a mais que todos os adversários juntos (43%) num cenário sem Sergio Moro (Podemos). Com isso, o petista vence no primeiro turno a eleição de presidente em 2022. É o que revela o instituto Ipespe, que divulgou nesta sexta-feira (11) uma nova pesquisa sobre a corrida pelo Palácio do Planalto.

No entanto, a pesquisa Ipespe garante que, dentro da margem de erro, o petista vence no primeiro turno em todos os cenários apresentados aos eleitores.

Lula e Bolsonaro mantiveram os percentuais de intenção de voto no cenário estimulado para o primeiro turno na pesquisa Ipespe de janeiro cujo campo foi finalizado no dia 25 na comparação com a pesquisa realizada na primeira quinzena do mês.

O ex-presidente Lula repetiu os 44% e Bolsonaro, os 24% no cenário estimulado.

Sergio Moro, que chegou a bater 11% em novembro, após sua filiação ao Podemos, havia ido a 9% no início do mês e agora despencou para 8%.

Ciro Gomes (PDT) oscilou de 7% para 8%.As oscilações ficaram dentro da margem de erro. Em seguida ficaram João Doria (2%), Simone Tebet, Rodrigo Pacheco e Alessandro Vieira, com 1% cada, e Luiz Felipe D’Ávila, que não chegou a 1%.

Lula se mantém próximo do limiar da vitória no primeiro turno mas, nessa rodada, com 44%, não chega à soma dos votos de seus adversários (45%).

Foram feitas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 24 e 25 de janeiro de 2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo BR-06408/2022.

Deixe uma resposta