Sem se referir ao convite lançado pela Associação Comercial do Paraná (ACP) para que o comércio volte a funcionar a partir desta segunda-feira (13), o governo estadual e a Associação dos Municípios do Paraná divulgaram “nota conjunta” em que quem deve determinar o “abre e fecha” de estabelecimentos comerciais é somente o Poder Público.
Indiretamente, o governo estadual e os executivos municipais desautorizam o comunicado publicado pela ACP em sua página oficial na internet na quinta-feira (9), no qual diz que a entidade assume a vanguarda das iniciativas visando à retomada das atividades. A ACP recomendou a reabertura de modo restrito, como horários reduzidos e não coincidentes com os picos do transporte coletivo.
A nota conjunta governo-municípios diz, no entanto, que quaisquer medidas devem respeitar as orientações da Organização Mundial da Saúde e do ministério da Saúde. Veja a íntegra:
O Governo do Paraná, em conjunto com a Associação dos Municípios do Paraná, vem a público agradecer todas as associações comerciais que têm colaborado incansavelmente no enfrentamento ao coronavírus, mas registra que quem determina o que abre e fecha é o Poder Público, numa ação conjunta entre Estado e municípios, respeitando as leis federais.
O governo estadual está permanentemente aberto ao diálogo com as entidades representativas da sociedade civil organizada. Contudo, reforça que seguirá respeitando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e demais autoridades sanitárias federais, estaduais e municipais.
A prioridade no Paraná é a manutenção do isolamento social, como forma de evitar a propagação do novo coronavírus e proteger o maior número possível de pessoas da Covid-19.