Em pronunciamento feito na madrugada desta quarta-feira (4), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do Partido Republicano, disse que, por direito, ganhou a eleição e que irá recorrer à Suprema Corte para parar a contagem de votos e impedir uma “fraude”. Ele fez a afirmação mesmo estando atrás do candidato Joe Biden, do Partido Democratas, nas projeções do número de delegados no colégio eleitoral. As apurações ainda não terminaram em oito dos 50 Estados norte-americanos.
“De repente, eu disse: o que aconteceu com a eleição? … Eles sabiam que não podiam ganhar, então disseram, ‘vamos ao tribunal'”, afirmou o republicano. “Queremos que a lei seja usada de maneira adequada, por isso iremos ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos.Queremos que todas as votações parem”, disse. “Não queremos que eles encontrem cédulas às quatro da manhã e as adicionem à lista”, continuou.
“Isso é uma fraude para o povo americano. Isso é uma vergonha para o nosso país. Estávamos nos preparando para vencer esta eleição. Por direito, vencemos esta eleição. Iremos para a Suprema Corte dos Estados Unidos. Queremos que todas as votações parem”, disse ainda o presidente.
O discurso de Trump cumpre o que havia sido previsto em reportagem no site Axios, no domingo, que adiantava que o presidente poderia declarar sua vitória e contestar os votos recebidos por correio e ainda não contados na noite da eleição. Ele negou que faria isso e Biden, ao saber da possível manobra, afirmou: “Trump não irá roubar esta eleição”.
A campanha de Biden afirmou que, caso Trump de fato procure a Suprema Corte para impedir a contagem dos votos restantes, a equipe de advogados deles está de prontidão para impedir.
Na última contagem, Biden tinha 238 delegados contra 213 de Trump. O candidato que atingir 270 delegados ganha a eleição.No total, são 538 delegados que se reunirão em dezembro no colégio eleitoral para, aí sim, eleger o futuro presidente norte-americano. (Com informações do G1).
Alguém acha que ele iria cantar o ovo antes da galinha? Ele já sabe que ganhou, mas sua preocupação é com o legislativo, pois periga não ter maioria e aí o pato fica manco….