A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vai homenagear o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, com a cidadania honorária. O projeto de decreto legislativo que formaliza a entrega da maior honraria que o Legislativo concede a uma pessoa não nascida na capital foi aprovado nesta segunda-feira (29) em primeiro turno. Foram 26 votos “sim” e as abstenções das vereadoras que compõem a bancada do Novo, Amália Tortato e Indiara Barbosa.
A homenagem foi defendida em plenário pelo autor da iniciativa, Mauro Bobato (PP).
Natural de Seberi (RS), o gestor veio de “uma família numerosa, nasceu na roça e nela se criou”. “Dedicou boa parte da vida, até os 18 anos, a cultivar a terra com arado de bois, enxada e outros equipamentos rudimentares”, disse o vereador. É formado em técnico agropecuário pelo Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, ligado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Ortigara é servidor público aposentado. Ele ingressou na Secretaria da Agricultura do Paraná em 1978, tendo ocupado todos os postos, até chegar ao cargo mais alto da pasta, comandando a secretaria, progredindo na carreira, até secretário de Estado. “Aposentou-se após 37 anos, em setembro de 2015. Também foi secretário municipal de Abastecimento de Curitiba, entre 2006 e 2010, na gestão do ex-prefeito Beto Richa.
“Norberto Ortigara contribuiu para uma verdadeira revolução nos mecanismos de abastecimento da cidade, modernizando e incrementando a agricultura urbana, as feiras e sacolões, a requalificação do mercado municipal, a implantação dos quatro restaurantes populares, a consistente ampliação dos armazéns da família de Curitiba e RMC e, a implantação do primeiro mercado público de orgânicos do Brasil. Foi a melhor fase de atenção alimentar às famílias carentes da história de Curitiba”, destacou Bobato.
O gestor da Agricultura e Abastecimento do estado também é conselheiro da Paranaprevidência, da Celepar e da Fomento Paraná. Foi também presidente dos fundos de Abastecimento Alimentar e de Segurança Alimentar de Curitiba; além de presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-PR).