O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai lançar na quinta-feira (6), na 32ª edição do Show Rural Coopavel, um edital de chamamento público para inscrições dos interessados em participar do Programa BRDE Labs. Lançada pelo Governo do Estado em dezembro do último ano, a iniciativa tem como objetivo oferecer apoio, capacitação e aporte de recursos às startups que desenvolvem soluções para diversas áreas, mas com foco no Agronegócio e na Indústria 4.0.
O edital é aberto para startups de todo o Brasil, com os primeiros espaços de aceleração sediados nas unidades da PUC-PR em Toledo e Londrina.
O evento será realizado, às 10 horas, na Carreta de Negócios do Sebrae/PR, no espaço Show Rural Digital. Confirmaram presença o vice-governador Darci Piana; o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), além de diretores do BRDE e representantes do Sebrae/PR.
Também na quinta-feira, a partir das 14 horas, o banco fará a liberação de operações de crédito que ultrapassam R$ 80 milhões, beneficiando cooperativas e agricultores paranaenses. O objetivo, além de fomentar o desenvolvimento e crescimento do setor agropecuário no Paraná, é incentivar o cooperativismo e movimentar a economia, gerando riqueza e renda a sociedade por meio das soluções de crédito do Banco.
As assinaturas serão feitas no estande do BRDE no Show Rural Coopavel, com a presença confirmada de empresários, representantes das cooperativas e os diretores do Banco, Wilson Bley Lipski e Luiz Carlos Borges da Silveira.
BRDE Labs – Inicialmente, o programa será destinado às startups em fase de desenvolvimento e validação do produto. Depois, numa segunda etapa, para empresas em fase de desenvolvimento de mercado e negócio.
Dentro do Programa, ocorrerá o processo de aceleração das startups, aproximando-as das instituições de ensino e de potenciais clientes, além de fomentar a inovação no Paraná, sempre com o apoio e mentoria de representantes de Cooperativas agroindustriais do Estado, como Lar, Frimesa, Coopavel, CVale, Copacol, Castrolanda, Cocari, Cocamar e Integrada e de empresas como a Angelus.
Com o processo de aceleração concluído, as startups consolidadas dentro da aceleradora serão apresentadas para os fundos de investimentos em que o BRDE é cotista. Além disso, ao final dos trabalhos, um dos principais objetivos é que as empresas selecionadas apresentem soluções para os desafios indicados pelas Cooperativas que participarão do BRDE Labs.
O Programa BRDE Labs será realizado em parceria com a Hotmilk (aceleradora da PUC-PR), Cooperativas e clientes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. (Do BRDE).