No Paraná, 43 prefeituras decidem reabrir comércio

Em reunião por videoconferência realizada na tarde dessa sexta (27), 43 dos 54 prefeitos e prefeitas da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) decidiram, por unanimidade de votos, pela reabertura gradual do comércio nas cidades da região a partir da próxima quarta-feira (1). A informação é da jornalista Josianne Ritz, do Bem Paraná.

Atendendo recomendações do Ministério Público do Paraná (MPPR) encaminhadas a alguns prefeitos e prefeitas, o prefeito de Jesuítas e presidente da Amop, Junior Weiller, explica que a liberação deve ser coordenada, com os devidos cuidados e recomendações, pois se trata da preservação da vida. “É preciso que cada município elabore um plano de contingenciamento específico, que visa a apresentação clara de responsabilidades e precauções sanitárias que cada empreendedor precisa a adotar. Não é hora de agir no impulso. Estamos agindo com racionalidade. São duas finalidades essenciais: a preservação da saúde e a retomada das atividades econômicas, com prevenção e responsabilidade”

Para que a reabertura do comércio ocorra, segundo a Amop, as prefeituras devem respeitar uma série de recomendações para que o procedimento seja desencadeado de forma segura e respeite todos os protocolos de controle de fluxo de pessoas e higiene exigidos pelas autoridades sanitárias. Isso significa que devem ser respeitadas regras de distanciamento entre pessoas, evitar qualquer tipo de aglomeração de público, manter produtos de higienização, como álcool gel, ao alcance de todos, a ventilação adequada nos ambientes e o controle do fluxo de pessoas, entre outras medidas.

Outra recomendação da Amop é manter as aulas suspensas e incentivar para que o público-alvo composto pelos grupos de risco suscetíveis ao novo coronavírus, como idosos, portadores de comorbidades, hipertensos, diabéticos, cardiopatas e outras enfermidades, permaneçam em suas casas. (Bem Paraná).

 

6 COMENTÁRIOS

  1. Estes municípios devem compor uma lista em que seus cidadãos irão para o fim da fila, se precisarem de respiradores nos hospitais de referência da epidemia. Felizmente são só 43 centros de ignorância dentre os 399.

    • Assistam o vídeo patrocinado pela associação de bares e turismo da cidade de Milao na Itália. Lá eles foram muito mais profissionais do que estas carreatas por aqui. Por isso perderam os anéis e os dedos também, só hoje 889 óbitos! VocÊ leitor sabe quantos caminhões são necessários para levar 889 corpos para os crematórios?!

  2. Atitude burra. Vão só gastar luz, perder tempo e se expor à toa. A população está com medo, só está saindo em último caso para se abastecer de itens indispensáveis. Ou alguém acha que o pessoal vai sair de casa para comprar roupas, móveis, luminárias, tapetes?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui