Em Curitiba, de acordo com dados oficiais da Secretaria Municipal da Educação, cerca de 7,5 mil crianças aguardam por vagas em creches (CMEIs) na rede municipal de ensino.
Preocupado com problema, o deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil) encaminhou expediente oficial à Prefeitura Municipal de Curitiba solicitando providências urgentes para atender as crianças que aguardam na lista de espera dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e Centros de Educação Infantil (CEIs).
“O direito ao ensino básico é garantido pela Constituição Federal à todas as crianças do Brasil. Uma cidade que tem a arrecadação gigantesca como a de Curitiba, não pode deixar nossas crianças sem acesso aos CMEIs”, afirma Ney.
Curitiba conta atualmente com 232 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e com o reforço de outros 153 Centros de Educação Infantil (CEIs). Apesar disso, 7,5 mil crianças aguardam na fila por uma vaga na rede municipal de ensino.
Para o deputado, esse é um problema muito sério que precisa ser resolvido. O acesso a educação infantil é um direito garantido pela Constituição Federal, que em seu artigo 205º garante o atendimento em creches e pré-escolas às crianças de 0 a 6 anos de idade.
“Curitiba é uma cidade de gente inteligente, que tem uma arrecadação de mais de R$ 14 bilhões de reais por ano. Eu me coloco no lugar das mães e dos pais dessas crianças que se vêem com problemas para poder trabalhar por não ter onde deixar seus filhos”, disse Leprevost.
E concluiu: “A Prefeitura precisa resolver com urgência essa questão, é inadmissível deixar faltar vagas nas creches. Isto fere a lei e vai contra as crianças de Curitiba. Eu não me conformo com esta falha absurda de gestão”. (Da assessoria de imprensa).