Neurocirurgião Ricardo Ramina recebe título de Cidadão Benemérito do Paraná

Referência internacional em neurocirurgia, o médico Ricardo Ramina foi homenageado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A sessão solene reuniu em Plenário amigos, familiares, admiradores e representantes da sociedade e da comunidade médica para o reconhecimento ao neurologista curitibano. 

Na noite dessa terça-feira (19), Ramina recebeu o título de Cidadão Benemérito do Paraná, previsto pela Lei Estadual nº 21.528/2023, assinada pelos deputados Alexandre Curi (PSD) e Cloara Pinheiro (PSD).

“Um título aprovado pelos 54 deputados a uma das maiores personalidades da medicina, da neurocirurgia do Estado, do Brasil e do mundo. A Assembleia presta uma justa homenagem a esse paranaense que nós temos o privilégio de emprestar para o país e para o mundo. Quero cumprimentar a deputada Cloara, agradecer a todos os parlamentares porque é uma homenagem merecida a um grande cidadão, alguém que ajudou muito aos paranaenses, que salvou vidas e se tornou essa referência internacional”, afirmou o primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD).

“Ele foi médico da minha filha, cuidou da Carolina antes dela falecer. Ele brigou com a doença. Foi em busca da cura. Mas ela teve um retiroblastoma, que invadiu o tronco encefálico. Ao doutor Ramina eu devo os três últimos anos da minha filha. Foi muito triste quando ela foi embora e ele teve de falar, ‘ela precisa descansar’, aos cinco anos”, contou a deputada Cloara Pinheiro.

“Tenho a Cloara no meu coração, porque a filha dela tinha um tumor maligno cerebral e conviver com a criança, operá-la e seguir essa criança durante vários anos com sofrimento dessa família é uma coisa que a gente nunca esquece”, confessou Ramina, emocionado.

“Parabenizo a Cloara pelos projetos em relação a doenças raras, que são muito importantes para os médicos e a sociedade”, acrescentou. “Também tive uma relação com a família Curi, tratando o tio-avô do Alexandre, com um câncer muito grave”, contou.

A deputada Cloara lembrou que na época, o médico já mostrava os projetos que tinha, entre eles o de construir o Instituto de Neurologia de Curitiba, o INC.

“É com extrema emoção, uma grande honra receber essa homenagem aqui na Assembleia. Sou curitibano, há muitos anos trabalho em Curitiba e sempre tive uma preocupação muito grande com a saúde da população da cidade. Isso fez com que a gente construísse um hospital aqui, para que a população pudesse ter um atendimento principalmente na minha área, a neurocirurgia, como nos melhores centros do mundo”, declarou Ramina.

Trajetória

O mais novo Cidadão Benemérito do Paraná contou um pouco da sua trajetória, do desafio da especialização na Alemanha e da construção do INC, que hoje realiza 1200 neurocirurgias por ano, muitas com métodos inéditos.

Nascido em 21 de agosto de 1951, Ricardo Ramina é natural de Curitiba. Casado com Roberta Braga Ramina, tem três filhos e três netos. Formou-se em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1975, com residência médica em neurocirurgia, na Alemanha.

Dr. Ramina é responsável pelo serviço de neurocirurgia do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) e membro da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBC), responsável por avaliar os neurocirurgiões em formação no Brasil. Também faz parte do serviço de aperfeiçoamento e residência médica em Neurocirurgia da Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia.

Introduziu várias técnicas pioneiras em neurocirurgia no Brasil e na América Latina, entre elas: a cirurgia da base do crânio, a monitoração intraoperatória, a revascularização cerebral, a ressonância intraoperatória, a cirurgia de descompressão vascular para neuralgia do trigêmeo e espasmos hemifaciais, e a utilização de um corante (5-ALA) em cirurgias de tumores cerebrais.

Já publicou 214 trabalhos científicos em revistas científicas nacionais e internacionais, além de ser autor e editor de nove livros de neurocirurgia, tendo ministrado mais de 600 conferências em congressos, reuniões e simpósios nacionais e internacionais, muitas vezes como convidado de honra desses congressos.

Ramina obteve reconhecimento internacional, tendo recebido de inúmeras sociedades de neurocirurgia de vários países homenagens, prêmios e títulos de membro honorário por suas contribuições na especialidade de neurocirurgia.

Também tem um currículo internacional dos mais respeitáveis, segundo os parlamentares. Foi nomeado médico-chefe e representante do Diretor do Departamento de Neurocirurgia do Hospital Hannover – Alemanha; recebeu o título de Professor de Neurocirurgia ad hoc da Universidade de Washington, nos Estados Unidos e professor do curso de Pós-Graduação em Cirurgia da PUC-PR e de Neurocirurgia da Universidade de Concepción, Chile. Também foi responsável pelo setor de cirurgia da base de crânio da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e presidente da Academia Brasileira de Neurocirurgia, onde ocupa a cadeira de patrono número dois. (Foto: Valdir Amaral/Alep).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui