Advogados do deputado estadual paranaense Nereu Moura (MDB) entrarão nesta segunda-feira (6) com recursos para reverter a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques que determinou a volta de Fernando Francischini (União Brasil) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Francischini teve o mandato cassado no ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A informação é do jornalista Israel Reinstein, do portal HojePR.
Moura busca manter a decisão do TSE porque, caso Francischini volta a ocupar uma cadeira na Alep, o parlamentar emedebista terá de deixar o cargo, assim como os deputados Paulo Bazana (PSD), Élio Rush (União) e Adelino Ribeiro (PSD). O recurso será interposto na Segunda Turma do STF.
Em outubro do ano passado, o TSE cassou o mandato de Francischini, aliado do presidente Jair Bolsonaro, por propagação de informações falsas sobre o sistema de votação. Foi a primeira vez que o tribunal tomou decisão relacionada a político que fez ataque às urnas eletrônicas