Na contramão do mundo, Bolsonaro afrouxa regras do trânsito

O presidente Jair Bolsonaro surpreendeu outra vez e foi pessoalmente ao Congresso na manhã desta terça-feira (4) para entregar a proposta que aumenta de cinco para dez anos a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e aumentar para 40 pontos em infrações como limite para perda do direito de dirigir.

No domingo Bolsonaro já havia conversado com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ainda em dúvida sobre se baixaria medida medida provisória ou optaria por um projeto de lei para regular o assunto. Acabou fazendo o projeto e a agora a Câmara pode aprovar, rejeitar ou mudar o texto após os trâmites na Casa até chegar à votação. Segundo Bolsonaro, a medida “melhora a vida do cidadão e da cidadã que precisa ter uma CNH para trabalhar”.

Embora o governo esteja otimista sobre a tramitação da proposta no Congresso, parte da oposição promete resistência. O Brasil entra na contramão: em outros países as regras estão ficando cada vez mais rigorosas.

No exterior. segundo balanço feito pelo Estadão, países como Itália, em 2003, e Alemanha, em 2014, mudaram sistemas para um modelo de pontos mais restritivo, com pena de cassação do documento para quem ultrapassar o limite. O congresso paraguaio atualmente discute a implementação de um sistema de 20 pontos como forma de punir de forma mais rigorosa infratores.

Na Itália, o condutor começa a dirigir com 20 pontos, que vão sendo descontados em caso de infrações. Se o motorista passar dois anos sem autuações, o governo concede mais dois pontos pelo bom comportamento, até o limite total de 30. Na Alemanha, o limite é de 8 pontos.

4 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma idéia genial do mais cerebral presidente que o Brasil e a humanidade jamais teve. Um QI elevadissimo. Misto de Leonardo da Vinci, Einstein e Ruy Barbosa. Um colosso. O Brasil está no rumo certo. Até o fim do ano ultrapassa EUA e China. Parabéns presidente. Pra frente Brasil! Ame-o ou deixe-o.

  2. Cada país tem o seu contexto, comparar não é necessariamente concluir que os outros estão certos; vamos tentar fazer compreender que multa deve ser penalidade e não pressuposto para fazer caixa a governantes incompetentes que pouco investem na educação e prevenção de trânsito.

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