O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, disse nesta quarta-feira (9), em entrevista à CNN Brasil, que as Forças Armadas vão respeitar o resultado das eleições. Segundo ele, o comando militar aceitará qualquer resultado do pleito.
“Desde a redemocratização, as Forças Armadas não fizeram nenhum tipo de intervenção ou papel em relação às pessoas que foram eleitas ao longo desse período. Cumpriram suas tarefas com quem quer que fossem os presidentes eleitos. Isso não pode ser colocado em dúvida em nenhum momento“, afirmou Mourão.
De acordo com o general Mourão, as Forças Armadas estão voltadas para a atividade profissional.
“Aqui, eu vejo nossas Forças Armadas totalmente voltadas para sua atividade profissional. Quem quer que seja o vencedor em outubro deste ano vai levar a taça e vai ter uma porção de problemas para administrar nos próximos quatro anos.”
No último dia 30 de janeiro, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, afirmou que a instituição “prestaria continência a qualquer comandante supremo das Forças Armadas, sempre”. A declaração irritou o presidente Jair Bolsonaro. (De O Antagonista).