Início memória Morrem em Curitiba os médicos Luiz Carlos Pereira e José Antonio Maingué

Morrem em Curitiba os médicos Luiz Carlos Pereira e José Antonio Maingué

O Conselho Regional de Medicina do Paraná informa o falecimento dos médicos Luiz Carlos Pereira e José Antonio Maingué. Descendentes de tradicionais famílias paranaenses, eles faleceram em hospitais de Curitiba nesse sábado (12) foram sepultados às 17 horas deste domingo (13). O Prof. Dr. Luiz Carlos Pereira, que foi docente da Universidade Federal do Paraná  (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, tinha 90 anos de 64 de formação médica. O neurocirurgião José Antonio Maingué tinha 79 anos de idade e 52 anos de formado pela UFPR.

O professor Luiz Carlos Pereira faleceu no Hospital Ecoville (INC). Deixa viúva Maria Lúcia Ferreira de Miranda Pereira, os filhos Carlos Augusto, Luiz Henrique e Cristina, além de netos e bisnetos. O dr. José Antonio Maingué, filho do saudoso médico Dr. Walmyr Maingué faleceu no Hospital Nossa Senhora das Graças. Deixa a esposa Marília Braga Maingué, os filhos Rodrigo Marianne e Marcelo e três netos.

Prof. Luiz Carlos

Morrem em Curitiba os médicos Luiz Carlos Pereira e José Antonio MainguéNascido em Curitiba em 7 de julho de 1932, era membro-fundador da Fundação Pró-Hansen, professor emérito da Católica do Paraná, professor aposentado da disciplina de Dermatologia da UFPR e membro da Academia Paranaense de Medicina.

Seu interesse pela Dermatologia teve a influência e orientação do Professor Ruy Noronha de Miranda, tendo iniciado sua atuação como professor dos cursos de Medicina da Universidade Federal do Paraná, no Centro de Estudos Leprológicos Souza Araújo. Na Federal permaneceu até 1999, sendo o professor responsável pela Dermatologia.

Em 1962, participou na fundação da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas na Universidade Católica do Paraná. Foi assistente do Prof. Ruy Miranda nessa ocasião. Nesse mesmo ano, foi criado o serviço de Dermatologia no Hospital da Santa Casa de Curitiba. Dedicou-se à formação de novos médicos, sendo um entusiasta da boa Dermatologia e Medicina. Esteve à frente da direção clínica da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Ainda foi professor do primeiro curso curricular de dermatologia na Universidade Federal de Florianópolis, no ano de 1964.

Como destacado em nota pela Academia Paranaense de Medicina, ao lamentar a sua morte, “o Professor Luiz Carlos teve o respeito e admiração de seus colegas e alunos, tendo exercido diversas funções em atividades associativas e participado intensamente de atividade científicas na Sociedade Brasileira de Dermatologia, inclusive homenageado com enorme merecimento, por múltiplas vezes. Em 1991, se tornou-se um imortal, ocupando a vaga número 36 da Academia Paranaense de Medicina, tendo sua obra reconhecida por seus pares. Deixa uma legião de alunos e colegas.”

O médico e professor era aficionado por carros antigos, tendo sido sócio do VeteranCar Clube de Curitiba e participado de inúmeras viagens. Tinha uma coleção de oito carros antigos, incluindo um Austin 1947 e um Opel 1958, com os quais gostava de passear. A história da família e de toda a sua trajetória profissional e pessoal ele relatou numa longa entrevista que concedeu ao jornalista Renato Ribas, do Memórias Paraná. A entrevista pode ser conferida AQUI. Em 2008 ele tinha sido homenageado pelo CRM-PR, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional, na passagem do Jubileu de Ouro.

Dr. José Maingué

Morrem em Curitiba os médicos Luiz Carlos Pereira e José Antonio MainguéO Dr.  Maingué, ou Dr. Zeca, como era carinhosamente chamado, nasceu em 22 de dezembro de 1942. Formou-se em Medicina pela UFPR em maio de 1970, tendo em seguida se registrado no Conselho de Medicina. Em 2020, quando completou 50 anos de formado, foi um dos médicos distinguidos com o Diploma de Mérito Ético pelo histórico exemplar. (Do CRM-PR).

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui