Morrem em Curitiba os médicos Dinarte José Giraldi e Maria Carmen Schetino de Lima

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) informa que faleceram nesta quinta-feira (12), em Curitiba,  o médico Dinarte José Giraldi, professor aposentado da Universidade Federal do Paraná (UFPR)  e ex-chefe do Serviço de Clínica Pediátrica do Hospital de Clínicas, e a médica Maria Carmen Schetino de Lima, especialista em Anestesiologia.

Longa carreira

O Prof. Dr. Dinarte José Giraldi tinha 88 anos de idade e 62 de formação médica pela UFPR, onde também longa carreira na docência. Era natural de Curitiba (PR), onde nasceu em 27 de dezembro de 1933. Formou-se em dezembro de 1960 e dedicou-se às atividades nas áreas de Clínica Médica e Pediatria. Inscreveu-se no CRM-PR em maio de 1961.

Em 2010, em meio às comemorações do Dia do Médico, ele foi homenageado pelo CRM-PR, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos de atividades cumpridos de forma exemplar. A entrega da comenda foi feita pela filha médica, a Dra. Susana Giraldi, especialista em Pediatria e Dermatologia. O médico e professor deixa extensa obra científica, com muitas publicações, como o livro “Terapia Intensiva e Reanimatologia Pediátrica”, em autoria com o também professor Izrail Cat.

Ainda em 2009, quando da conclusão das obras de reformas do Serviço de Clínica Pediátrica do HC/UFPR, o então chefe, Dr. Rubens Cat, prestou homenagem aos profissionais que participaram ativamente da história do Serviço, incluindo o Dr. Dinarte e ainda os professores Leide Parolin Marinoni, Luiz de Lacerda Filho, Rômulo Sandrini Neto, Orival Costa, Rosemari Siqueira Moscibroski e Isac Bruck. A mensagem inserida em dissertação de graduando de mestrado define quem era o Dr. Dinarte: “Uma referência de sabedoria e da arte de ensinar, pelas suas palavras de incentivo e por valorizar o melhor de cada aluno”.

O médico e professor Dinarte José Giraldi faleceu no Hospital Nossa Senhora das Graças.Era casado com a Sra. Nathalia Semenow Girardi.

Dra. Maria Carmen

A Dra. Maria Carmen Schetino de Lima, que tinha 79 anos de idade e quase 54 de formação médica, faleceu em sua residência. A médica era casada com o Sr. José de Lima.

Natural de São José do Rio Preto (SP), onde nasceu em 24 de fevereiro de 1943, a Dra. Maria Carmen formou-se em dezembro de 1968 pela UFPR. Inscreveu-se no CRM-PR logo em seguida à formatura, tendo depois obtido o título de especialista em Anestesiologia, atuando em diversos serviços da Capital, incluindo a Maternidade Victor do Amaral e a Medclin. Ela estava aposentada há alguns anos. Em 2018, ela foi distinguida com o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo CRM-PR, na passagem do Jubileu de Ouro e pelo histórico ético. Coube ao conselheiro Victor Emmanuel Evangelista da Silva fazer a entrega da comenda.(Do CRM-PR).