Morre o crítico e artista plástico Ennio Marques Ferreira

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), decretou luto oficial nesta sexta-feira (27) pela morte do ex-presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ennio Marques Ferreira. Artista plástico, crítico de arte e grande incentivador das artes no Paraná, Ennio Marques faleceu nessa quinta-feira (26), aos 95 anos.

Ele foi presidente da FCC de maio de 1976 a março de 1979, nos primeiros anos de existência da fundação, e foi o criador das Mostras de Gravura de Curitiba, que permaneceram no calendário de eventos da cidade por mais de duas décadas e deram origem ao Museu da Gravura Cidade de Curitiba.

Nascido em Curitiba em 1926, Ennio Marques Ferreira foi também pintor e desenhista. Foi superintendente do Teatro Guaíra, diretor do antigo Departamento de Cultura,  coordenador do Setor de Artes Plásticas da Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte do Paraná, diretor do Museu de Artes do Paraná e da Casa Andrade Muricy. Por sua importância para a cultura do Paraná, recebeu o título de membro honorário da Academia Paranaense de Letras, em 17 de abril de 2017.

Mensagens – “Margarita e eu lamentamos o falecimento de Ennio Marques Ferreira, notável intelectual entusiasmado com Curitiba, nossas artes e nossa cultura. Descanse em paz. Possam os anjos velar seu repouso com cânticos de glória. Seja recebido na Casa do Senhor pelo muito que amou e trabalhou”, declarou o prefeito.

Para a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, Ennio Marques Ferreira deixou uma importante contribuição para a cultura da cidade. “Lamento profundamente a perda do artista e crítico de arte que ajudou a construir as bases da nossa instituição. As Mostras da Gravura foram inegavelmente uma herança riquíssima de sua atuação, cujos resultados se refletem até hoje na identidade curitibana. Somos muito gratos pelo seu legado”, disse Ana.(SMCS).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui