Morreu em Curitiba, na última terça-feira (6), o publicitário Lélio Almada, de 88 anos. Ele teve um papel destacado no fortalecimento da publicidade paranaense, tendo atuado como diretor da extinta Umuarama Publicidade, do Grupo Bamerindus, como diretor de marketing da Prefeitura de Curitiba e como diretor comercial da Folha de Londrina.
Olympio Lélio Almada Vicente nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde trabalhou na Standard Ogilvy & Mather Publicidade, atendendo à conta da Shell. Na capital gaúcha ganhou vários prêmios, chegando a ser destaque internacional de marketing por uma campanha sobre o aumento da safra.
Em 1978, mudou-se para Curitiba para dirigir a sucursal da Standard Ogilvy & Mather Publicidade, continuando com a conta da Shell. Sede regional da multinacional ficava na capital paranaense. Lélio depois saiu da agência para trabalhar na própria Shell, sendo destaque nacional por um calendário de promoções corporativas.
Depois da Shell, o publicitário passou para a Umuarama, tendo participação no lançamento da conta remunerada Bamerindus. Presidiu o Sindicato dos Publicitários do Paraná por duas vezes. Foi diretor de marketing da Prefeitura de Curitiba por ocasião dos 300 anos da cidade. Foi gerente e diretor comercial da Folha de Londrina.
Em 1994, foi eleito profissional de propaganda do ano, do Prêmio Colunistas Paraná. (Foto: Gustavo Rayel Jr.).