O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) registra o falecimento do médico Mario Kondo, ocorrido nessa terça-feira (5) no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Tinha 88 anos de idade e 64 de graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Era esposo da também médica Dra. Afiza Zenedin Kondo. O corpo foi velado na capela do Cemitério Parque Iguaçu, na Capital, onde ocorreu o sepultamento na tarde desta quarta-feira (6). As causas da morte não foram divulgadas.
O Dr. Mario Kondo era natural de Marília (SP), onde nasceu em 26 de outubro de 1935. Formou-se em Medicina em dezembro de 1959, tendo seguido para São Paulo para exercer a profissão, juntamente com a esposa, a Dra. Afiza, que tinha se formado em janeiro de 1959 pela Faculdade de Medicina de Sorocaba (PUC/SP). Eles se registraram no Conselho de São Paulo em 1961. A transferência para o Paraná ocorreu no fim do ano de 1976, tendo o casal se radicado em Curitiba. Em 2009, em meio às comemorações do Jubileu de Ouro, os dois médicos receberam a homenagem do CRM-PR, que fez a entrega do Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar.
O Dr. Mario era colega de turma de ilustres integrantes da Medicina paranaense, como os Professores Affonso Antoniuk, Coriolando Caldas Silveira da Mota e Sérgio Brenner, e ainda a saudosa Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança e que recebeu do CRM-PR o Diploma de Mérito Ético e também a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, honraria em reconhecimento ao seu trabalho humanitário.