Morreu em Curitiba, no último sábado (29), o desembargador aposentado Tobias de Macedo Filho, um dos magistrados fundadores do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Ele tinha 78 anos. A causa da morte não foi revelada.
O magistrado era bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), turma de 1967, e cursou Administração na Fundação Getúlio Vargas e Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra. Foi diretor da Rádio Marumby e assessor da Vice-governadoria do Estado do Paraná, e atuou na advocacia contenciosa em empresas públicas e privadas, entre as quais o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR).
Desembargador
Ingressou na magistratura trabalhista em vaga destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional, tendo sido nomeado juiz togado do TRT da 9ª Região, na atualidade desembargador federal do trabalho, em 27 de agosto de 1976, na primeira composição do Regional.
Foi vice-presidente do Tribunal de 1982 a 1984, quando a corte era presidida pela juíza Carmen Amin Ganem, e presidente de 11 de Dezembro de 1984 a 10 de Dezembro de 1986, na condição de mais jovem magistrado a presidir um tribunal do Trabalho. Entre Fevereiro e Maio de 1996, respondeu também pela Corregedoria Regional. Uma segunda vez, ainda, ocuparia a vice-presidência, em 1999, na condição de magistrado decano, quando a vice-presidente, Adriana Nucci Paes Cruz, substituiu o presidente Pretextato Pennafort Taborda Ribas Netto, que se aposentou no exercício do mandato.
Tobias de Macedo Filho foi também sócio fundador do único Lions Club integrado por rádio amadores. Em 1985, foi agraciado com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no grau Comendador, outorgada pelo Tribunal Superior do Trabalho. Por vários anos decano do TRT paranaense foi o primeiro homenageado com a Comenda das Araucárias, Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da 9ª Região, instituída pela Resolução Administrativa 19/2013. Presidia a 7ª Turma de Julgamento ao se aposentar por tempo de serviço em 2 de novembro de 2013.(Do TRT- 9).