Morre de covid-19 o oftalmologista Aristides de Athayde Neto

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Morreu nesta segunda-feira (18), em Curitiba, o médico oftalmologista Aristides de Athayde Neto. Ele estava internado no Hospital Marcelino Champagnat desde o final do ano passado. Não resistiu a complicações decorrentes da Covid-19. O médico e professor tinha 78 anos.

Aristides de Athayde Neto era membro titular da Academia Paranaense de Medicina efoi eu presidente no biênio 2016/2017. Também formado em Direito, era especialista em Oftalmologia e foi presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia e vice da Brasileira, além de professor. Era natural de Curitiba, onde nasceu em 20 de junho de 1942.

Aristides Neto formou-se em Direito em fevereiro de 1965, pela Faculdade de Direito de Curitiba, e em Medicina em dezembro do mesmo ano, pela Universidade Federal do Paraná. Teve intensa vida acadêmica, tendo obtido vários títulos no Brasil e no Exterior. Em 1992, em deu início à Fundação Athayde, com importante atuação científica e que chegou a disponibilizar um ônibus para atendimento itinerante a pessoas carentes da Grande Curitiba. Vulto emérito do Paraná em 1990, conforme título concedido pela Assembleia Legislativa (Alep), foi coordenador do sistema municipal de saúde e dos prontos-socorros de Curitiba, tendo sido o responsável pela implantação do serviço telefônico emergencial 192 e membro da Comissão de Prevenção à Cegueira do Ministério da Saúde.

Era casado com Elisabeth Melo Leste de Athayde e tinha dois filhos de seu primeiro casamento: Aristides Bisneto, advogado, e Lúcia Carolina, engenheira civil.

 

Deixe uma resposta