O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, destacou nesta sexta-feira (4), em visita a São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a redução de 22% no número de assassinatos no País no primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ele elogiou a queda nos índices de criminalidade violenta do Paraná. Segundo o ministro, o trabalho integrado da União e do Governo do Estado tem alcançado resultados satisfatórios, que vão deixar um legado de segurança pública ao País. O balanço foi feito durante entrevista coletiva em que apresentou os resultados do programa Em Frente, Brasil. Na entrevista, o ministro esteve acompanhado do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon. São José dos Pinhais está entre os cinco municípios que recebem ações do programa – única cidade da região Sul.
O panorama de um mês do projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta mostra que houve redução de 40% nos homicídios (de cinco ocorrências em setembro de 2018 para três no mesmo mês deste ano) e de 24,4% nos roubos (de 209 para 158). Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). “É um projeto inovador. A União atuava muito em função de demanda. Havia crises nos estados e as forças de segurança eram acionadas. A ideia é que a União esteja mais próxima. A palavra- chave é integração”, explicou o ministro Sergio Moro.
“São José dos Pinhais foi escolhida pela localização geográfica, facilidade de coordenação, extensão territorial e movimentação em decorrência do aeroporto. O que importa são os indicadores já alcançados. Não é uma corrida de 100 metros, mas uma maratona, o que vai exigir uma atuação integrada durante muito tempo”.
Sergio Moro também citou a redução de 20% no número de homicídios do Paraná no primeiro semestre. Balanço da Secretaria de Estado da Segurança Pública indica queda também no número de roubos (-18%), roubo a veículos (-27,4%), roubo a residências (-26,3%), roubo em ambientes públicos (-14,7%) e roubo a comércios (-25,3%) em relação ao primeiro semestre de 2018.
Paraná – Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Paraná, São José dos Pinhais já registrava reduções nos índices de violência urbana desde o começo do ano, fruto do trabalho integrado das forças de segurança estaduais. No primeiro semestre de 2019, em comparação com 2018, foram menos furtos em geral (-25%), furto à residência (-27%), roubo à residência (-29,6%), furto de veículos (-28%), roubo de veículos (-25,4%) e furto ao comércio (-28%) na cidade. O número de pessoas detidas aumentou de 732 para 766.
“Tivemos 40% menos homicídios na cidade. É fruto da unificação do trabalho das polícias Civil e Militar, hoje elas trabalham com planejamento estratégico conjunto”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Os números falam por si só, mas mais do que a Força Nacional trabalhando junto na parte ostensiva, existe por trás equipes trabalhando indicadores, estatística. Essa unificação de trabalho é o grande legado dessa experiência em São José dos Pinhais, que vai ser replicado em outras cidades do Paraná”, afirmou.
O governador também citou o programa Escola Segura (presença de policiais da reserva em escolas públicas), a construção de penitenciárias, um programa de desfavelamento e de iluminação pública em parceria com a Copel como medidas complementares que vão ajudar a reduzir ainda mais os índices de violência no Estado.