Pesquisa com moradores de Pontal do Paraná aponta que 85% deles apoiam a instalação do Porto Pontal do Poço e 89% a construção da estrada de ligação entre a PR-407 e o município.
Os dois projetos são combatidos por ambientalistas, contrárias a porto e à Faixa de Infraestrutura – o primeiro pela iniciativa privada e o segundo com recursos do governo do estado – sob o argumento de que ambos têm potencial para causar graves riscos ao meio ambiente.
Segundo entidades de defesa ecológica, a construção do porto de contêineres – planejado para ser o maior terminal do gênero na América do Sul – produziria poluição das águas do mar na entrada para a baía de Paranaguá e colocaria em perigo a preservação da Ilha do Mel.
Já a Faixa de Infraestrutura, um complexo com 20 quilômetros de extensão que inclui inclui rodovia, linhas de energia e um canal de contenção de águas, está projetada para atravessar uma área de Mata Atlântica e terras indígenas, com repercussão negativa também na qualidade ambiental, social e turístico do balneário de Pontal do Sul.
Os moradores de Pontal, no entanto, segundo a sondagem feita pelo instituto Paraná Pesquisas, não concorda com os ambientalistas. Eles veem nos dois empreendimentos a oportunidade de geração de empregos e ativação da economia local.
Veja a pesquisa na íntegra:
Mais um que vai para Santa Catarina???? Lá pode.
Quem com um mínimo de lucidez e até mesmo senso de responsabilidade e cidadania seria contra a evolução? Este porto representa a redenção do nosso litoral, não só pela geração de empregos mais principalmente pela geração de riquezas, com uma economia pujante e com qualidade de vida para todos. Nós cidadãos, temos mais é que incentivar e valorizar a iniciativa do empreendedor que; enquanto a maioria se recolhe, ele literalmente enfia a mão no bolso e investe em algo que o retorno é para todos!