Sem grande alarde, o Paraná recebeu a primeira visita de um futuro ministro do governo Jair Bolsonaro. O astronauta brasileiro Marcos Pontes, que irá comandar a pasta de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do governo Bolsonaro, esteve nesta quinta-feira (8) em Francisco Beltrão para abrir a Arenatech, feira de inovação e tecnologia do município realizada pela prefeitura. O prefeito Cleber Fontana ainda promoveu encontro de lideranças regionais com o futuro ministro.
Tenente-coronel da reserva da FAB, Marcos Pontes foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço, em 2006, para realizar oito experimentos científicos em ambiente de microgravidade. Ele é formado em engenharia aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, na Califórnia.
Marcos Pontes foi o quarto ministro anunciado por Bolsonaro. O MCTIC incorpora as duas mais importantes agências de fomento do país – a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e suas unidades de pesquisa – além da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável pela regulação do setor.