Ministra lança em Curitiba programa para idosos

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, lançou, nesta segunda-feira (12), em Curitiba, o programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, para inclusão digital de idosos. Na mesma solenidade, à qual compareceu com um traje azul, ela entregou 15 veículos para conselhos tutelares de 13 municípios do Estado, dois deles para a capital, que recebeu também computadores para o trabalho de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. A solenidade foi realizada no Palácio 29 de Março, sede da prefeitura.

O prefeito Rafael Greca agradeceu pelos veículos e novos equipamentos, que serão entregues aos conselhos tutelares CIC, Santa Felicidade e Tatuquara. A ministra ressaltou que todos os equipamentos entregues nesta segunda-feira somam R$ 1,8 milhão, o maior repasse já feito pelo ministério que dirige. Os equipamentos foram comprados com recursos de emendas parlamentares de deputados federais.

A ministra falou dos índices alarmantes de violência contra a criança no Brasil e sugeriu a realização de um pacto pela infância. Segundo ela, 30 crianças são assassinadas todos os dias no país e calcula-se que uma em cada três meninas poderá ser abusada sexualmente até os 18 anos de idade.

A ministra chamou atenção ainda para os casos de estupro de bebês, um crime que está se tornando cada vez mais comum no Brasil.

O programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável vai ensinar os participantes a utilizar computadores. Além disso, o programa tem o objetivo de ajudar os idosos a usar melhor os recursos financeiros e a se proteger de golpes e fraudes.

Em Curitiba, o programa estará integrado ao programa Liceu de Ofícios, que também atende pessoas idosas, inclusive com cursos específicos para esse público, como o de Smartphone e Inclusão Digital. Desde 2018, o programa atendeu 547 idosos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui